AgendaAtualidadeMontijo

XXV Feira Nacional do Porco destaca setor e Montijo

Os três dias de certame vão ser preenchidos por muita gastronomia e animação.

Na manhã de quinta-feira, o salão de reuniões da Galeria Municipal do Montijo recebeu a conferência de imprensa da XXV Feira Nacional do Porco. O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, salientou a “importância do evento para a cidade“, lembrando que o setor pecuário e hortícola é um dos mais antigos na história do Concelho.

O edil explicou ainda o que importante é a Feira Nacional do Porco continuar a ser realizada na cidade do Montijo e poder assim destacar para toda a opinião pública o que faz atualmente todo o setor que está ligado ao evento.

Já David Neves, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), salientou o grande relevo do certame ser realizado na cidade, nos Pavilhões de Exposições daquela cidade e que a Feira Nacional do Porco continuará na cidade para afirmar ainda mais a economia.

O presidente da FPAS referiu ainda que o setor é importante no PIB do País, pois movimenta 2,3 mil milhões de euros na economia nacional. Relativamente à feira, David Nunes explicou que “sendo esta uma grande feira, onde a suinicultura marca toda uma tradição e a história do Concelho e por isso a mesma terá que ser sempre realizada nesta cidade“.

De 12a 14 da maio a organização espera receber para mais de 10 mil visitantes que vão conhecer bem de perto o setor da suinicultura, com cerca de 350 expositores nacionais e internacionais, este ano o certame também terá várias novidades para quem está como expositor e também para os visitantes, com o Prémio Inovação que se destina a todos os expositores, prémio esse que se divide em três categorias [Bem-Estar Animal, Ambiente e Nutrição].

Já para os mais pequenos, para além de poderem contactar com os animais em exposição, também podem participar num Concurso de Pintura Infantil. David Neves referiu ainda que “parte da receita de bilheteira e de um leilão que se vai realizar, o valor será entregue ao Sol dos Meninos, uma IPSS que apoia crianças carenciadas.

O inicio do certame está marcado para o dia 12, às 14h00, com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, que estará no certame em contacto com expositores e visitantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *