MundoPolítica

Vladimir Putin será detido se passar por Portugal garante o Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, garantiu que o líder da Federação Russa, Vladimir Putin, será detido se passar por Portugal, depois do mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional.

A garantia foi dada pelo ministro, de que Portugal assumiria as suas responsabilidades e deteria o Presidente russo caso este viajasse para o país, esta segunda-feira em Bruxelas, numa conferência de imprensa no final de um Conselho de Negócios Estrangeiros.

O ministro espera ainda que igual atitude seja tomada pelos outros 122 países signatários do Tribunal Penal Internacional, uma vez que estes «são signatários do Estatuto de Roma, o estatuto fundacional do TPI, e esses 123 países têm como uma das suas responsabilidades corresponder a qualquer mandado de captura, pelo que Portugal assume as suas responsabilidades como signatário».

Na passada sexta-feira, o TPI emitiu um mandado de captura contra o Presidente russo por crimes de guerra, em particular pelo seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

O procurador-geral do TPI identificou na sua petição de ordem de detenção de Putin a deportação para a Rússia de «pelo menos centenas de crianças de orfanatos e instalações infantis ucranianos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *