Distrito de SetúbalPalmela

Viva Palmela e os 96 anos da Restauração do Concelho

96 anos passados e assinalados desde o dia em que a vila de Palmela se elevou, novamente, a concelho, com a data a ser celebrada a 1 de novembro e um programa preparado para que este dia simbólico continue a ser marcado na história do município.

Vários eventos, iniciativas e atividades estão preparadas e agendadas no decorrer do primeiro dia do mês de novembro, entre elas uma “Caminhada Desportiva”, “Street Basket e Skate”, “Homenagem aos Restauradores do Concelho e aos mortos na I Grande Guerra”, “um Peddy Paper para famílias”, acompanhados também de “uma exposição de artes plásticas e concertos”, informa nota enviada pela autarquia.

Situando e compreendendo a história que leva à celebração desta data, o concelho de Palmela foi extinto em 1855, ficando a pertencer ao de Setúbal. Este facto deveu-se à “fraca importância económica e baixo índice populacional”.

No ano de 1926, no dia 1 de novembro, a vila recuperou a identidade e “autonomia administrativa”, restaurando-se como município, “resultado da intensa pressão exercida, por parte da comunidade local, junto do poder central e concelhio de Setúbal”.

Não se pode falar deste dia, sem mencionar a importância da figura icónica de Joaquim José de Carvalho, que, em conjunto com Manuel Machado de Oliveira, Vitor Leão Pacheco, Pedro Augusto da Fonseca, Agostinho Augusto Pereira e o Padre Moisés da Silva, “integrou a Comissão Pró-Concelho de Palmela, que obteve a restauração administrativa”.

Joaquim José de Carvalho, que nasceu no ano de 1895 e faleceu em 1975, foi Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Palmela. Mais, assume-se que “marca uma nova etapa na história da vila e de todo o território governado a partir de Palmela, com a criação das freguesias de Pinhal Novo e Quinta do Anjo, em fevereiro de 1928”.

Promovido pela Câmara Municipal e pelo Movimento Associativo, todo o programa comemorativo está disponível no site oficial do Município de Palmela, com várias atividades a decorrer desde as 9h00 até às 21h30, por todo o concelho.

Para a Caminhada Desportiva “Do Moinho ao Posto de Vigia” e para «Contos no Castelo» Peddy paper, são necessárias inscrições, com ambas as iniciativas com limite de participantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *