Distrito de Setúbal

Vitória Futebol Clube prepara Museu Josué Monteiro

A Direção do Vitória Futebol Clube deu início aos trabalhos de recuperação e catalogação dos troféus, taças e outro acervo documental, que deverão culminar com a construção do futuro Museu do VFC (Josué Monteiro).

A missão é a de «concretizar uma das principais necessidades do clube e criar um espaço digno que espelhe, com orgulho, a sua longa história desportiva e social de quase 110 anos» conforme refere nota da Direção do clube sadino.

Assim, foi criada uma sala de reserva que ocupa cerca de 107 m2, reúne as condições ideais para a reserva, conservação e arquivo dos milhares de troféus que se encontravam divididos em seis espaços distintos, sendo que 708 destes já inventariados e conservados no âmbito de um protocolo estabelecido com o município de Setúbal em 18 de maio de 2011, e que se pretende reativar.

A sala foi também dotada com equipamento de segurança contra intrusão, ar condicionado para estabilização e controle da humidade e temperatura, e incluí três áreas para confinamento de taças e troféus (52 m2), uma para arquivo de Documentos Históricos (19 m2), um Gabinete de Tratamento, uma Sala para ‘quarentena’ de taças e troféus intervencionados e ainda uma outra para armazenagem de material de conservação.

A Direção agradece também o contributo «da equipa de Património Cultural do Município de Setúbal, que tem desempenhado uma função determinante no processo técnico de conservação e inventário e na evolução de competências no seio de uma equipa de trabalho formada por elementos de vários órgãos sociais do clube e associados com experiência ou gosto por esta temática».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *