Distrito de SetúbalMoitaMontijoPaísPalmelaSesimbra

Vista a máscara, trauteie o ‘Allah-la Ô’ e veja onde pode ir brincar ao Carnaval

O Domingo e a Terça-feira Gorda estão mesmo aqui ao virar da esquina e se já tem a máscara preferida preparada, é altura de decidir onde irá dar o seu pé-de-dança ou divertir-se com os corsos carnavalescos.

Carnaval Florido na Capital da Flor

O Carnaval no Montijo regressa para repetir o sucesso das edições anteriores e este ano, os Corsos Carnavalescos vão contar com cerca de 1400 participantes, de 30 associações do concelho do Montijo, e nove carros alegóricos.

Os corsos vão sair à rua nos dias 3 e 5 de março, a partir das 15h00, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República. A entrada é livre.

Para além dos desfiles de Carnaval, a animação está, também, garantida nos bailes populares que terão lugar em diversas coletividades da cidade, entre os dias 2 e 4 de março.

A organização é da Banda Democrática 2 de Janeiro, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, A Quadrada ACD, o Grupo “Os Comilões”, Associação Náutica Montijense – ANAU e Comissão A Baixa do Montijo, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Moita vai voltar a brincar ao Carnaval

Nos dias 3 e 5 de Março, a partir das 15h00, são esperados, em Alhos Vedros, mais de 300 participantes e quatro carros alusivos ao tema “15

0 anos da nossa História”, no Corso Carnavalesco, organizado pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha”, com o apoio da Câmara Municipal.

À semelhança de anos anteriores, o percurso tem início na Praça da República e passagem pela Av. Humberto Delgado, Av. Bela Rosa, Rua Vasco da Gama, Rua Agostinho Neto, regressa pela Av. Humberto Delgado e termina na Praça da República. A entrada é gratuita.

Samba, palhaços e Cegadas cumprem tradição em Sesimbra



Tendo como pano de fundo a baia de Sesimbra, no Carnaval as Escolas de Samba e os Grupos de Axe saem à rua, a partir das 14h00 no Domingo e Terça-feira Gorda num percurso que enche a Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e a Avenida dos Náufragos.

As Cegadas, costume centenário das zonas rurais que o concelho de Sesimbra continua a preservar, são já uma imagem de marca desta época. Este ano o grupo de cegantes já tem estudadas e ensaiadas as sátiras que vai apresentar em vários pontos do concelho.

O Enterro do Bacalhau, outra das tradições associadas ao Carnaval, voltará a fechar o programa.

As Cegadas vão ter lugar no sábado, às 1500 – Fortaleza de Santiago; 17h00 – Rua do Comércio, n.º 1, Aldeia do Meco; 21h30 – Restaurante Alfa, Alfarim.

No dia 3, domingo, às 16h00 no Grupo Desportivo União de Azoia e às 16h30 na Pastelaria O Mel da Manhã, Zambujal de Baixo.

Dia 4, segunda, às 20h30 no Café Carioca, Aiana de Cima e às 21h30 no Café Baratinha, Caixas

Dia 5, terça, 18h00 – no Grupo Desportivo de Alfarim.

Sábado, 9 de Março, 21h30 – Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra (Bilhete: 3 €).

Naturalmente que o Carnaval de Sesimbra já não pode prescindir do corso de palhaços, na segunda-feira, que já foi considerado o maior do mundo, e já chegou a juntar perto de 3 mil mascarados.

Nos últimos anos, a freguesia da Quinta do Conde junta-se também à festa com o Desfile Trapalhão, que reúne centenas de mascarados de todas as idades, que trazem para a rua muita alegria e um sentido de humor bastante apurado.

O Carnaval de Sesimbra não fica completo sem os famosos bailes das coletividades, desde as semanas que antecedem o Carnaval, se reúnem mascarados para noites inesquecíveis de folia.

Festeje o Carnaval em Palmela               

Entre os dias 2 e 6 de março, o município de Palmela e o Movimento Associativo apresentam várias propostas, que vão desde a animação carnavalesca, ao desporto e a atividades pensadas para os mais novos.

Em Pinhal Novo, como já é tradição, o Corso Carnavalesco organizado pelos Amigos de Baco vai animar as ruas da Vila no dia de Carnaval e os festejos terminam no dia 6, com o Enterro do Bacalhau.

No dia 2, a Câmara Municipal de Palmela desafia as famílias para uma tarde de “Carnaval a Dançar”, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo. De 2 a 4, a festa é garantida nas sedes das coletividades do concelho, como é o caso da Sociedade Filarmónica Humanitária, Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo, que dinamizam os já tradicionais Bailes de Carnaval, sempre com casa cheia. A antiga tradição do Julgamento do Entrudo é recriada em Águas de Moura, no dia 6, pelo Teatro Estranhamente Louco e Absurdo.

Destaque também para as iniciativas desportivas Hidrocarnaval – Aula Aberta de Hidroginástica e Torneio de Carnaval Interassociações de Basquetebol e para as atividades infantis Workshop Carnaval Selvagem e Férias de Carnaval – “Diverte-te Connosco”.

No âmbito dos festejos carnavalescos em Pinhal Novo, de 1 a 5 de março, será proibido o estacionamento de automóveis na Avenida Alexandre Herculano (parque de estacionamento da REFER) e rua paralela à estação (parque de estacionamento), onde serão instaladas várias unidades móveis de restauração e bebidas.

Carnaval na cidade do rio azul

O programa Carnaval de Setúbal 2019, promovido pela Câmara Municipal tem como ponto alto as animações para toda a família a realizar nos dias 3 e 5, na Praça de Bocage.

Entre as 14h30 e as 17h30, os Faceinvaders aterram na praça com uma “nave espacial” que se transforma numa discoteca infantil, com uma cabina de DJ, uma sala de dança e um salão de pintura facial que vai transformar as crianças em personagens de outro mundo.

A animação carnavalesca começa, no entanto, alguns dias antes, com a “Cegada da Velha Guarda” e a “Cegada Surdos Cegos e Quase Mudos”, pela ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, a animar o Grupo Desportivo Independente, nos dias 22, às 21h30, e 23, às 16h00, respetivamente.

No dia 1 de março, os tradicionais desfiles da comunidade educativa saem à rua em Azeitão, a partir das 10h30, com partida na EB de Vila Nogueira, com um percurso até ao “rossio”, e da EB da Brejoeira até ao Parque do Morango.

As duas iniciativas, que incluem espetáculos de palco no final, são organizadas pela Junta de Freguesia de Azeitão.

No sábado, dia 2, o espetáculo “Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, com a participação especial de Luna, promete arrancar gargalhadas no Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a partir das 16h00.

À noite, às 21h00, há um espetáculo de karaoke e um concurso de máscaras com o DJ Levi, na sede do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, e, às 21h30, o Clube Recreativo da Palhavã elege os reis de Carnaval num concurso de máscaras com baile animado por André Patrão e Hélder Cardoso.

No domingo de Carnaval, dia 3, às 11h00, realiza-se a segunda edição do jogo de futebol “Matrafonas Intercoletividades”, no Campo de Jogos Manuel Alves, dos Ídolos da Praça, numa iniciativa organizada pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”, pelo Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

Às 15h00, tem início o desfile do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição, que conta com a atuação, na abertura, do grupo de percussão da APPACDM de Setúbal.

À mesma hora, decorre o desfile Foliões do Sado, que percorre a Rua Principal das Praias do Sado, no troço compreendido entre as ruas Gomes Leal e da Escola, numa organização conjunta da Junta de Freguesia do Sado, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão e da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense.

A noite de Carnaval é assinalada na segunda-feira, dia 4, com bailes e concursos de máscaras e de karaoke a decorrer em várias coletividades do concelho.

Na terça-feira, às 15h00, a animação regressa às ruas da freguesia do Sado com o desfile a percorrer desta vez a Estrada de Santo Ovídio, entre o Alto do Faralhão e o posto de combustível.

Bailes e concursos de máscaras em várias coletividades completam a diversão de terça-feira, que reserva ainda, às 21h00, o espetáculo “Cegada Carnavalesca”, promovido pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, em cuja sede se realiza.

Os festejos carnavalescos encerram na quarta-feira, 6, com o tradicional Enterro do Bacalhau, previsto para as 21h00, entre o Grupo Desportivo “Os Amarelos” e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, e, noutro local do concelho, a partir da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, com passagem pela Associação de Moradores do Bairro da Anunciada e chegada no Clube Recreativo da Palhavã.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *