Parceiros
Cultura

VISEU | Dia Mundial do Teatro assinalado com muita animação

Município de Viseu associa-se e promove um conjunto de iniciativas que decorrem este fim de semana, algumas delas no âmbito do programa VISEU CULTURA.

- publicidade -

O Dia Mundial do Teatro assinala-se no próximo domingo, dia 27 de março, mas, em Viseu, o programa de iniciativas abrange todo o fim de semana.  

O Município de Viseu associa-se e promove um programa de comemorações que inclui espetáculos de teatro, animação de rua e leituras, que realiza em espaços da cidade, mas também nas Freguesias.  

No âmbito do programa municipal VISEU CULTURA, o Teatro Regional da Serra do Montemuro irá apresentar o seu espetáculo “Germinação”, nas Freguesias de Cavernães (Associação “As Costureirinhas” de Cavernães, pelas 21 horas de sábado), de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita (Grupo Social, Recreio e Desporto de Torredeita, pelas 15 horas de domingo) e de Calde (sede da Junta de Freguesia, pelas 20 horas de domingo). O espetáculo, de entrada gratuita e sujeito à lotação dos espaços, é vocacionado para crianças e famílias.

Na praça por excelência da cidade, o Rossio, o grupo Tribal garantirá a animação de todos aqueles que por ali passeiam. A partir das 15 horas de domingo, o grupo de teatro de Passos de Silgueiros apresentará “Os Viajantes”, uma performance de rua, na qual o malabarismo é a arte protagonista. Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do VISEU CULTURA +.

Pelas 16 horas, na Incubadora de Indústrias Criativas do Centro Histórico, e num momento simbólico de comemoração deste dia 27 de março, haverá lugar a uma leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro, por Graeme Pulleyn e Sónia Barbosa. Esta ação contará com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Dr.ª Leonor Barata. Os interessados em participar deverão realizar a sua inscrição prévia para o email cultura@cmviseu.pt, uma vez que a lotação é limitada.

Sinopses dos espetáculos/performances

Germinação

Alpindo e Boleta são dois amigos gaiteiros também pantomineiros. Para eles, a vida é jardinagem e uma constante viagem. Gostam tanto de histórias e de viajar, que levam nas mochilas muito que contar. Falam tanto de reis da história de Portugal como de palavrinhas inventadas com sabor musical. Fazem germinar ideias como o rio dá lampreias. Um podia ser Florindo e a outra Borboleta mas, ei-los, meninas e meninos, Alpindo e Boleta, num teatrinho de canção que se chama Germinação.

Os Viajantes 

3 personagens de Viajantes com as suas malas, aguardam a chegada da hora e do transporte para os levar a viajar. Na espera, o diálogo é despoletado com uma linguagem bem comum a todos que sai das suas malas. Malabarismo contemporâneo, em que o silêncio é o poder da linguagem corporal e a expressão artística do malabarismo são o mote para esta espera… Afinal, quem é levado a viajar será o público pela técnica de clown e malabarismo.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário