Parceiros
AtualidadeCovid-19PaísSociedade

Virologista defende que “o melhor é deixar o vírus disseminar-se”

O virologista Pedro Simas, entrevistado esta quarta-feira na CNN Portugal, considera que isto é o fim da pandemia e vai ser no mundo inteiro”.

Relativamente a Portugal, Pedro Simas diz que o país “está na melhor situação possível” com uma população vacinada quase nos 90% e que se deve “deixar o vírus disseminar-se”.


“Esta é a entrada inequívoca em endemia. Só se entra em endemia verdadeira quando num país a maior parte das pessoas já teve infeções e o vírus circula livremente. Isto é normal”, refere o especialista.

Pedro Simas diz ainda que esta estirpe “é muito eficiente a transmitir-se e vai conferir uma imunidade às pessoas muito boa”, sobretudo contra as variantes anteriores, que tinham uma sintomatologia mais severa.

Quanto às medidas restritivas, o Virologista diz que “esta altura, faz sentido assumir o papel que Portugal tem com os 90% de vacinação. Assumir essa posição e dar um exemplo ao mundo que nós podemos desconfinar”. E conclui: “Há muito alarmismo”.

Relativamente ao uso de máscara, o especialista acredita que este se deve manter, no máximo, durante os meses de janeiro e fevereiro.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.