Atualidade

Vila Verde | Alunos desafiados a educar adultos  com bons hábitos ambientais em casa 

Exposição "Um Olhar nas Florestas de Portugal" inaugurada hoje nos Paços do Concelho de Vila Verde 

“Um Olhar nas Florestas de Portugal”, numa exposição de fotografia inaugurada hoje nos Paços do Concelho de Vila Verde, foi o mote para o desafio lançado a alunos do ensino básico pela presidente da Câmara, Júlia Fernandes, de forma a ajudarem na mudança de velhos hábitos da vida quotidiana que prejudicam o meio ambiente.

Dirigindo-se a alunos do 5º ano da Escola EB 2,3 de Vila Verde, Júlia Fernandes deixou o apelo para que as novas gerações “ajudem a educar e a sensibilizar os adultos para a importância e os benefícios de pequenos gestos diários para salvar o nosso Planeta, que é o único que temos”. Apontou como exemplos a poupança de água e a separação do lixo.

“Há um longo trabalho que tem sido muito bem desenvolvido nas comunidades escolares do concelho, designadamente no âmbito do projeta Escola + Verde. Mas é preciso dar um passo mais longo, de forma a envolver os adultos nesta missão urgente que todos temos pela frente”, desafiou Júlia Fernandes.

Para essa missão, a autarca apontou a mais valia que significará um bom trabalho dos alunos em casa, junto da família, explicando as vantagens e benefícios de hábitos, como a separação de lixos – permitindo a melhor gestão e tratamento de resíduos – ou gestos que ajudam a poupar também nas contas de consumo de água e energia.

É uma missão importante, com impacto no combate às alterações climáticas, na defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. Em Vila Verde, Júlia Fernandes reconheceu que “essa responsabilidade aumenta, porque estamos no concelho mais lindo do mundo, com um nome fantástico a preservar e valorizar”.

Semana da Floresta Autóctone 

A exposição – cuja cerimónia de abertura contou com a participação dos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo – integra o programa da Semana da Floresta Autóctone, que decorre até sexta-feira, com diversas atividades, como a palestra que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, com a colaboração da “Águas do Norte”. De manhã, alunos do Centro Escolar Monsenhor Elísio de Araújo participaram numa plantação de árvores autóctones na União de Freguesias do Pico de Regalados, Gondiães e Mós.

Uma ação de reflorestação é a iniciativa programada para amanhã, às 10h00, com alunos da EB Ribeira do Neiva no Monte S. Miguel-O-Anjo, em Prado S. Miguel. Na quarta-feira, Adelino Silva dará uma palestra sobre “Sensibilização para as Alterações Climáticas”, na Escola Secundária, enquanto que na quinta-feira será a vez de Carlos Palma Rio, fotógrafo de natureza, falar sobre biodiversidade, na Escola Profissional Amar Terra Verde.

O objetivo é sensibilizar a população para a importância da conservação da floresta e da natureza das florestas naturais, com especial atenção para as novas gerações. As crianças e os jovens são convidados ao contacto direto com o património natural de Vila Verde e a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho, de forma a contribuírem para a salvaguarda da biodiversidade.

A plantação de árvores e ações de reflorestação, uma caminhada ambiental, a visita ao Horto Municipal e um atelier de geminação de sementes fazem parte das iniciativas previstas, juntamente com ações de sensibilização sobre a biodiversidade, espécies invasoras e as alterações climáticas.

Promovida pelo Município de Vila Verde no âmbito do projeto Escola + Verde, a Semana da Floresta Autóctone conta com a parceria dos Agrupamentos de Escolas do concelho, da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

A Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) faz igualmente parte dos parceiros deste projeto, assim como o Projeto Ciga Giro, o Centro Comunitário da Cruz Vermelha de Prado, a CIM Cávado e a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *