Distrito de SetúbalDistritosPalmelaSesimbra

Videovigilância na Serra da Arrábida permite detectar incêndios

O Parque Natural da Arrábida já conta com um Sistema de Videovigilância Florestal a funcionar para detetar automaticamente incêndios e aumentar a rapidez no despacho de meios para combate ao fogo, com torres de vigilâncias em Palmela, Setúbal e Sesimbra, concelhos que integram o Parque Natural.

A autarquia de Palmela explica que «passa assim a ser possível detetar antecipadamente e de forma automática, focos de incêndio e identificar colunas de fumo, pontos quentes ou chamas, tanto em período diurno como noturno, inclusivamente em condições de visibilidade adversas».

As informações recolhidas pelas torres são encaminhadas, através de um sistema de comunicações rádio dedicado, para o Comando Territorial da GNR de Setúbal, responsável pela operacionalização deste novo sistema.

Nestas instalações encontra-se um videowall de grandes dimensões para maximizar a partilha da informação gráfica do sistema entre todos os operadores (GNR e ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *