AlmadaCantinho da Bicharada

Vídeo mostra condições onde viviam animais em Almada

Video mostra situação do canil ilegal de Sto Antônio onde era feita criação ilegal de cães Sharpei

Um vídeo captado pelos Amigos dos Animais – Costa de Caparica mostra as condições em que, durante anos, viveram vários cãe, situação que foi denunciada durante anos e alvo de processos judiciais, conforme o Diário do Distrito já noticiou.

«Este é um canil onde já não existem animais, mas onde é bem visível a realidade cruel em que viveram até há pouco tempo» referem os elementos dos Amigos dos Animais – Costa da Caparica.  

Também no dia 4 de Agosto, um grupo de pessoas reuniu-se num protesto simbólico junto do canil de Santo António, na Costa da Caparica, onde o proprietário fez criação de cães da raça Sharpei, para chamar a atenção das autoridades, situação que viria a ter uma intervenção da Câmara Municipal de Almada, através do Provedor dos Animais do Município.

Um comunicado da autarquia, publicado a 14 de agosto, dá conta das diligencias que foram tomadas «face às várias questões e preocupações que têm surgido por parte de munícipes», e que esclarece que «no dia 12 de agosto de 2020 realizou-se uma visita ao Canil de Santo António por parte do Serviço Veterinário da Câmara Municipal de Almada, do Provedor dos Animais do Município de Almada e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA)».

Segundo a autarquia a visita teve o intuito de «verificar o estado de saúde dos animais e recolher provas e evidências compatíveis com maus tratos físicos.

Foi efetuado o registo de todos os exames, e continuarão a ser realizados os que sejam necessários para complementar a informação no processo.

Apesar de se notar alguma negligência nas condições higiossanitárias do local, não foram detetadas evidências de mau estar animal, contudo será feita uma avaliação contínua.

Até à data deste comunicado não existem animais com lesões, nem cadelas grávidas.»

O comunicado dá também conta que foi feita a retirada de cachorros do local nos últimos meses pelo Serviço Veterinário Municipais e pelo Provedor dos Animais do Município de Almada, «não existindo no momento nenhum animal com menos de 6 meses no local» e ainda que «desde Abril de 2020 foram retirados do espaço 9 animais por se considerar, na altura, que poderiam vir a constituir situação de risco».

O Serviço Veterinário Municipal vai garantir que os animais vão  ser esterilizados vacinação antirrábica e identificação eletrónica dos animais, e o proprietário do canil «comprometeu-se com não obter mais animais, bem como informar a Câmara Municipal em caso de doença de algum dos animais, e a disponibilizar o acesso total aos animais sempre que Câmara Municipal ou o Provedor dos Animais considerem necessários, independentemente do dia ou hora».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *