Quantcast Choice. Consent Manager Tag v2.0 (for TCF 2.0)
AtualidadeInternacionalSociedade

Vida em Marte? A resposta poderá vir com “Perseverança” e “Ingenuidade”

- publicidade -

Esta é a primeira missão da NASA para encontrar sinais de que Marte já terá sido habitado. O lançamento do robô “Perseverance” [Perseverança] e do droneIngenuity[Ingenuidade] aconteceu às 12h50 desta quinta-feira, dando início a uma viagem de 483 milhões de quilómetros até ao Planeta Vermelho.

Veja o momento do lançamento.

Neste momento, sabe-se que já houve condições de vida em Marte, como a existência de água em estado líquido à superfície. A prioridade desta missão é saber se essa vida existiu mesmo. Espera-se, por isso, a confirmação da possibilidade de haver pelo menos microfósseis que registem vida, tal como a conhecemos, no passado de Marte.

A missão vai aterrar uma cratera com 49 quilómetros de diâmetro, perto do equador do planeta, que estaria cheia de água há mais de 3 mil milhões de anos.

O robô Perseverance vai recolher amostras de solo marciano em busca de compostos que possam indiciar a existência de atividade biológica no Planeta Vermelho.

Já o drone Ingenuity, com pouco mais de 15 centímetros e duas hélices, deve fazer voos de 90 segundos em várias zonas de Marte.

Esta missão da NASA vai ter uma fase inicial de sete meses, tempo que durará a viagem até Marte, onde vai aterrar em fevereiro de 2021.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui