AtualidadeInternacionalSociedade

Vida em Marte? A resposta poderá vir com “Perseverança” e “Ingenuidade”

- publicidade -

Esta é a primeira missão da NASA para encontrar sinais de que Marte já terá sido habitado. O lançamento do robô “Perseverance” [Perseverança] e do droneIngenuity[Ingenuidade] aconteceu às 12h50 desta quinta-feira, dando início a uma viagem de 483 milhões de quilómetros até ao Planeta Vermelho.

Veja o momento do lançamento.

Neste momento, sabe-se que já houve condições de vida em Marte, como a existência de água em estado líquido à superfície. A prioridade desta missão é saber se essa vida existiu mesmo. Espera-se, por isso, a confirmação da possibilidade de haver pelo menos microfósseis que registem vida, tal como a conhecemos, no passado de Marte.

A missão vai aterrar uma cratera com 49 quilómetros de diâmetro, perto do equador do planeta, que estaria cheia de água há mais de 3 mil milhões de anos.

O robô Perseverance vai recolher amostras de solo marciano em busca de compostos que possam indiciar a existência de atividade biológica no Planeta Vermelho.

Já o drone Ingenuity, com pouco mais de 15 centímetros e duas hélices, deve fazer voos de 90 segundos em várias zonas de Marte.

Esta missão da NASA vai ter uma fase inicial de sete meses, tempo que durará a viagem até Marte, onde vai aterrar em fevereiro de 2021.


Artigos Relacionados

comentário

  1. Ingenuity não quer dizer ingenuidade, mas sim ENGENHO.
    Ingenuidade seria ingenuousness ou naivety.
    Cumprimentos,
    José Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui