Palmela

Vicentinos e Junta de Palmela unidos em ‘Banco Solidário de Alimentos’

A Junta de Freguesia de Palmela e a Conferência Vicentina de Palmela uniram-se num projecto para apoiar famílias carenciadas que envolve toda a comunidade.

“Temos um protocolo de cooperação entre as duas entidades” explicou ao Diário do Distrito o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares.

“Normalmente é feita uma recolha duas a três vezes por ano junto das grandes superfícies, mas isso deixou de ser possível devido à pandemia de covid-19. E os pedidos de ajuda estão sempre a aumentar.

Por isso resolvemos solicitar quer ao comércio local, quer à população, que contribuam com um pouco, através de uma extensão dessas recolhas em alguns locais da freguesia, recolhidas pelos vicentinos para os seus armazéns e posteriormente distribuídas pela Junta às famílias referenciadas ou a outras que nos venham solicitar ajuda.”

E os pedidos aumentaram com a pandemia. “Tínhamos cerca de vinte famílias referenciadas para apoios, algumas até já em situação de melhoria da sua vida, e agora temos mais de cem pedidos de ajuda de pessoas que perderam o emprego ou ficaram em lay-off.

Praticamente todos os dias nos chegam pedidos, quer seja através da Segurança Social, da GNR, de outros casos ou mesmo de quem se dirige à Junta.”

Apesar deste cenário, Jorge Mares reconhece também que “temos tido uma resposta muito boa de particulares e de comerciantes e produtores locais, que acrescentam alguns itens aos bens de primeira necessidade, como carne e pão, entre outros. E com um bocadinho daqui e de acolá, conseguimos um cabaz que ajuda estas pessoas.

Posso dizer-lhe que as entregas são feitas na casa das pessoa numa base quase diária.”

Quanto ao tempo de duração do Banco Solidário de Alimentos, Jorge Mares não avança com prazos. “Infelizmente não podemos dizer quando iremos poder ter as situações destas pessoas resolvidas, porque temos noção de que os problemas ainda agora começaram, tendo em conta a situação que o país e o mundo atravessam.”

E assinala ainda que “para mantermos esta ajuda, a Junta teve de deixar para trás alguns projectos relevantes, mas neste momento a sobrevivência das pessoas é o mais importante.”

Se pretende ajudar o Banco Solidário de Alimentos, pode deixar a sua contribuição no Átrio da Igreja de São Pedro de Palmela ou no Auditório do Espaço Cidadão, conforme os horários do cartaz, ou ainda na Coviran Palmela e na Loja Zita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *