Palmela

Vice-presidente anuncia apoio aos bombeiros do concelho de Palmela

Os Bombeiros de Pinhal Novo assinalaram 72 anos de existência e o vice-presidente da Câmara de Palmela brindou a Associação com uma surpresa em forma de prenda. O autarca revelou “iremos oferecer 300 mil euros a cada associação para a aquisição de viaturas”, porque “a vossa história é uma demonstração de coragem”

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhal Novo comemorou mais um aniversário, o 72º, numa tarde de calor asfixiante, no passado domingo. 

O evento envolveu o desfile, a que se seguiu o batismo de duas viaturas pelo padre José Joaquim, uma dedicada a Rui Margarido, bombeiro há mais de 61 anos e a segunda que passa a ter o nome de José Manuel Miranda, antigo dirigente que “está a passar por momentos difíceis”, destacou José Calado. 

Sessão solene emotiva marca aniversário 

A sessão solene decorreu no salão repleto de bombeiros e convidados e teve abertura do presidente da Assembleia Geral da Associação, Manuel Garcia Frade, anunciando as distinções para os sócios com 25  e com 50 anos, para além da promoção de bombeiros que passam a integrar o quadro da corporação. Seguiram-se as distinções de bombeiros com as medalhas de bronze, prata e ouro e para os bombeiros que tiveram especial participação durante o período da Covid. 

A Escola de Cadetes, que foi retomada, atribuiu diplomas. Na sessão solene foi feito o público reconhecimento ao Moto Clube de Pinhal Novo, pelo apoio de forma desinteressada. 

Associação prepara futuro dos bombeiros 

O presidente da Direção José Calado, começou por pedir um minuto de silêncio em homenagem ao antigo dirigente Alberto Ferro recentemente falecido. A mais alta distinção dos bombeiros foi atribuída ao dirigente associativo José António Guerreiro, que “toda a gente conhece e bem merece esta distinção” realçou José Calado. 

O presidente dos Bombeiros de Pinhal Novo lembrou “os tempos difíceis da pandemia e foi muito difícil gerir esta casa, estamos no fio da navalha e passámos grandes dificuldades”. Mas garantiu “estamos a preparar o futuro dos bombeiros” e lembrou “assinámos um novo protocolo com a Junta de Freguesia do Pinhal Novo, que melhorou significativamente os valores para nos apoiar”. O dirigente revelou também a candidatura ao PRR, para “realizarmos obras no quartel e retirar o amianto”. 

Carlos Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, reconheceu “os bombeiros são aqueles que estão sempre na linha da frente e a Junta de Freguesia está consciente do papel notável desenvolvido pela Associação”. O autarca prometeu “garantir as melhores condições para o desempenho da vossa missão”. 

Pedro Ferreira, em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, destacou a “proteção de pessoas e bens e o enorme esforço financeiro com o transporte de doentes, em que o pagamento devia ser em 45 dias, mas continua a não acontecer”. O dirigente lembrou também a realização de contratos adequados, a redução da Segurança Social, a isenção do IVA dos combustíveis, como problemas que continuam por resolver. 

José Carlos de Sousa, presidente da Assembleia Municipal de Palmela, destacou que devem “dar-se condições aos bombeiros para preservar o seu bem estar e apoiar as associações do concelho e, em particular, a do Pinhal Novo, que desenvolve um esforço significativo”. E terminou enaltecendo a criação da Escola de Cadetes para que “a população do Pinhal Novo continue a contar com o apoio dos bombeiros”. 

O vice-presidente Luís Miguel Calha destacou “a causa humanista e solidária” da Associação do Pinhal Novo, que “é a história de vida de muitos bombeiros”, em que “servir e proteger é a missão e que merece o nosso respeito”. O autarca da câmara de Palmela saudou a direção “pela aposta no futuro com o retomar da Escola de Cadetes”, lembrando à Administração Central que “os bombeiros precisam de outro olhar para garantir o futuro”. Luís Calha lamentou que “o Programa + Floresta não tenha recebido apoios na região”, terminando com oferta de uma prenda “a Câmara de Palmela vai disponibilizar 300 mil euros para cada Associação de Bombeiros do concelho para a aquisição de viaturas”.  

No aniversário da Associação marcaram presença Acácio Cordeiro, presidente da Associação dos Bombeiros Sul e Sueste, Mário Martins, vice- presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, os vereadores Carlos de Sousa, Raúl Cristóvão, Pedro Taleço, Mara Rebelo, Roberto Cortegano e eleitos da Freguesia de Pinhal Novo, entre outras personalidades.  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *