Atualidade

Vice-almirante João Dores Aresta é novo Diretor-geral da Autoridade Marítima

O novo Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta já tomou posse, rendendo no cargo o Vice-almirante António Coelho Cândido.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre da Direção-geral da Autoridade Marítima, foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, tendo contado com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

O Secretário de Estado e Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches destacou, na sua intervenção, o prestígio que a Autoridade Marítima Nacional tem para a Defesa Nacional em particular, reconhecido por todos os portugueses, em particular por aqueles que vivem no litoral.

Outro aspecto destacado pelo governante foi o contributo da Autoridade Marítima Nacional para que a Segurança Marítima seja uma prioridade em todas atividades que visam salvaguardar a vida humana, no socorro a náufragos e assistência a banhistas, na garantia da segurança dos navios, embarcações e carga, na manutenção das infraestruturas de apoio aos navegantes, no assinalamento e posicionamento marítimo e no combate à poluição do mar, assegurando, assim, a proteção do ambiente marinho e dos recursos.

No discurso de tomada de posse, o Vice-almirante João Dores Aresta referiu que «a Direção-Geral da Autoridade Marítima e a Polícia Marítima tudo farão para constituir uma Autoridade Marítima Nacional pronta, disponível, relevante e credível, apta a dar resposta aos grandes desafios nacionais e internacionais que vai enfrentar pelos portugueses e ao serviço de Portugal».

O novo responsável garantiu também que não poupará esforços para que se dê continuidade ao reforço das relações com todas as instituições que colaboram com a Autoridade Marítima Nacional, «aperfeiçoando sempre que possível os métodos de articulação funcional e o desenvolvimento dos processos de partilha de informação».

O novo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima deixou também uma palavra aos elementos da Autoridade Marítima Nacional, “cujo prestígio conquistado e o nível de desempenho atingido nos últimos anos são um património que nos cumpre preservar e, onde nos for possível, desenvolver. Colocarei, neste novo desafio que hoje abraço, toda a minha capacidade, competência, coragem, espírito de sacrifício, sentido do dever e sentido do humano».

Marcaram também presença nesta cerimónia o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, o Diretor-Geral da Direção de Recursos Naturais, Segurança e Serviço Marítimos (DGRM), a Diretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, o 2.º Comandante-Geral da GNR, em representação do Comandante-Geral, o Inspetor Nacional da PSP, em representação do Diretor Nacional, a Diretora de Fronteiras de Lisboa, em representação do Diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, entre outras entidades.

Fonte: Marinha Portuguesa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *