Atualidade

Vespa asiática instala-se em Brejos de Azeitão

As autoridades já tem conhecimento sobre a existência da velutina nigrithorax, mais conhecida por vespa asiática, naquela localidade.

As autoridades estão atentas ao aparecimento da vespa velutina nigrithorax, mais conhecida por vespa asiática, em Brejos de Azeitão. Segundo relatos deixados nas redes sociais, as vespas apareceram num quintal de uma das moradias e os seus proprietários avisaram de imediato as autoridades.

Diário do Distrito já solicitou junto da Câmara Municipal de Setúbal, mais informações.

A vespa velutina nigrithorax é uma espécie autóctone da Ásia, proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. A espécie conseguiu chegar à Europa pelo porto de Bordéus, em 2004, vindo num carregamento de hortícolas proveniente da China. Em Portugal a vespa asiática terá chegado não de um carregamento de hortícolas mas de madeira oriundo de França e descarregado no porto de Viana de Castelo.

Como identificar uma vespa asiática

Quando são avistadas, deverá de avisar de imediato as autoridades, para que as colónias sejam identificadas e exterminadas. O reporte pode ser feito através do site stopvespa.icnf.pt, via smartphone (APP SOS-Vespa) ou entre em contacto com a linha SOS Ambiente – 808 200 520.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *