BarreiroPolítica

Vereadores da CDU no Barreiro propõem medidas de apoio a famílias e empresas

Os vereadores da CDU propuseram, na reunião da Câmara Municipal do Barreiro de 30 de abril, um conjunto de medidas de apoio às famílias e pequenas e médias empresas na fase de substituição do Estado de Emergência por Estado de Calamidade, segundo um comunicado enviado às redações.

«Deverá haver cuidado no alívio destas medidas e um acompanhamento por parte da autarquia, ao nível da fiscalização, e da Comissão Municipal da Protecção Civil» referem os eleitos.

Entre outras medidas, foi proposto que os Transportes Coletivos do Barreiro aumentassem o número de carreiras em horas de ponta tendo em conta o cumprimento da redução da lotação exigida pela legislação em vigor; a colocação de barreiras no interior dos veículos que permitam assegurar o cumprimento da redução da capacidade e o respetivo distanciamento social necessário entre os passageiros; a colocação de dispensadores de higienização com álcool gel nas entradas dos passageiros e a criação de uma equipa de higienização dos veículos no final da carreira, com base no Terminal Rodo Ferro Fluvial, que possa proceder à limpeza antes do início da carreira seguinte.

Em relação aos mercados municipais, as propostas apresentadas vão a possibilidade de reabertura dos mercados de exterior com as medidas exigidas aos mercados do município, assegurando a fiscalização e o distanciamento recomendado.

Os vereadores comunistas propuseram ainda a reabertura dos Parques e Mata da Machada, procedendo à higienização dos equipamentos infantis e outros de forma regular e a colocação de dispensadores de álcool gel nos parques infantis de modo a que possa ser possível a higienização frequente das mãos.

Nos balcões de atendimento ao público municipais, as propostas passam pela colocação de acrílicos de proteção para os trabalhadores em todos os balcões de atendimento ao público e de dispensadores de álcool gel nas entradas de todos os edifícios do município para higienização das mãos.

Equacionar a reabertura da Biblioteca Municipal e do Espaço J com regulação do número de entradas, higienização frequente dos equipamentos e disponibilização de luvas para o manuseamento dos livros, por forma a poder dar algum apoio ao estudo em casa e aos alunos que vão retomar as atividades lectivas presenciais.

No que respeita às escolas: o apoio com fornecimento de álcool gel, de acordo com as necessidades, para abertura e manutenção das atividades até ao final do ano letivo; aquisição e oferta de um frasco de álcool gel no formato de bolso para cada aluno, professor e funcionário de cada escola, no primeiro dia do regresso às aulas presenciais; equacionar a possibilidade de recarregar esses frascos individuais com o apoio da autarquia; aquisição e oferta de máscaras comunitárias na quantidade necessária para os alunos, professores e demais funcionários das escolas até ao final do ano letivo e apoiar as escolas, se necessário, na aquisição de produtos para a manutenção da higienização das instalações e no fornecimento de luvas descartáveis para manuseamento dos livros nas bibliotecas escolares.

Uma proposta semelhante é feita para o apoio na reabertura das Pequenas e Médias Empresas, com fornecimento inicial de álcool gel e, eventualmente, máscaras na quantidade suficiente para a reabertura dos seus espaços comerciais.

Foi ainda proposto a elaboração de um plano a entregar aos comerciantes com as normas que o seu espaço deve cumprir para abertura ao público e a criação de uma equipa de fiscalização municipal com elementos da fiscalização, da Proteção Civil Municipal e da Autoridade de Saúde Publica, que, durante o mês de Maio, sinalizasse o cumprimento das normas de saúde pública e distanciamento social no comércio local.

Em relação às grandes superfícies comerciais: manter os carrinhos de compras como forma de distanciamento social entre as pessoas e exigir a colocação à entrada de dispensadores de álcool gel e luvas descartáveis para permanência dentro da superfície.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *