CulturaEconomiaEducaçãoFestas PopularesPaísPolíticaSesimbraTurismo

Vereadores aprovaram a instalação de uma Central Fotovoltaica na Freguesia do Castelo

A reunião municipal começou com o presidente Francisco Jesus a anunciar que o estudo sobre os impactos ambientais que o aterro da Zambujal pode ter tido para o meio ambienta já está concluído e brevemente saber-se-á mais sobre o mesmo. O julgamento sobre esta matéria vai acontecer no dia 14 deste mês. Também se reafirmou a total solidariedade tanto com a luta dos professores portugueses como com as vítimas do sismo que abalou a Turquia e a Síria (a cifra de mortos está quase nos 20 mil).

O vereador Márcio Souza aproveitou o início de mais uma sessão para lembrar que o Carnaval pode e deve ser mais seguro. Este é um evento que traz milhares de pessoas a vila. «O Carnaval para mim é o mais bonito de Portugal e tenho a certeza que aqui vier levará consigo um pouco deste povo acolhedor». Sesimbra tem muito a oferecer aos seus visitantes, como todos defenderam.

Foi aprovada a atribuição de apoios às Escolas de Samba e Grupos Axé, no âmbito do Carnaval 2023, num valor de cerca de 45.000€ (este fundo é dividido em três tranches). Este apoio serve para a criação de muito o que depois se vê nos desfiles. As escolas recebem também consoante o número de participantes que levam a rua. «Temos aqui uma grande oportunidade para conquistar cada vez mais pessoas para virem não só a nossa vila, mas também consumirem no comércio local», disse o vereador Nélson Pólvora. O vereador levantou a possibilidade destes comerciantes criarem uma associação para defenderem os seus direitos.

«Estamos em condições para avançar com os Planos de Pormenor das Augis», avançou o vereador Miguel Fernandes. Foram aprovados 6 loteamentos municipais, na Augi da Ribeira do Marchante, para a criação de habitação pública. O Bar do Peixe, local que sofreu um forte incêndio no último verão, está a ser reconstruído. Também foi comunicado que o concurso Sesimbra é peixe – arte na rua, edição deste ano, será anulado, mas os participantes que queiram voltar a submeter os mesmos trabalhos podem os fazer.

Na reunião que a autarquia realizou, no Auditório Conde Ferreira, aprovou-se a instalação de uma Central Fotovoltaica na Freguesia do Castelo. Esta central terá cerca de 16,6ha e vai ficar no Pinhal da Aiana. A instalação deverá ficar concluída em sete meses. Os vereadores aprovaram o início do Procedimento para Elaboração do Regulamento Municipal do Canal de Denúncia.

«É possível qualquer cidadão ou trabalhador do município reportar atuações que considerem ilegais», contou o presidente sobre o canal de denúncia que Sesimbra pretende abrir. Com esta mesma toada, foi aprovado o mecanismo de exercício do direito dos titulares de dados, bem como o procedimento e metodologia para a realização de avaliações de impacto. No momento aberto ao público, uma das cidadãs questionou em que ponto de situação está o antigo espaço de restauração no Parque Augusto Pólvora. Nesse espaço vai nascer, graças a fundos do PRR, um novo auditório cultural. O mesmo deverá nascer entre 2024 e 2025 e terá uma pequena cafetaria associada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *