EconomiaPaísPolíticaSaúdeSesimbraSolidariedadeTurismo

Vereadores aprovam a instalação de uma Central Solar Fotovoltaica no concelho

A última reunião de vereadores antes do fim do ano começou com o autarca a dizer que seria necessário fazer-se uma nova revisão de preços (em princípio não será a última) para o término da construção da nova USF de Sesimbra. Também se aprovou a atribuição de vários subsídios a entidades e associações do concelho, no valor global de 86.000€. O Rotary Club de Sesimbra, que dinamiza a Universidade Sénior, e o Banco Alimentar de Setúbal são algumas das IPSSs que tem apoiado de perto a sociedade sesimbrense.

Este é um movimento essencial no apoio a população e que também sofreu muito durante a pandemia. Para se ter acesso a estes subsídios, as associações devem ter a sua sede no concelho. A reunião que Francisco Jesus e os autarcas de Palmela e Setúbal tiveram com o ministro da saúde, Manuel Pizarro, também foi referida. A proposta apresentada, que envolve uma rotação entre os diversos hospitais do distrito, levou a que os políticos apresentassem a sua apreensão.

O presidente de Sesimbra lembrou que sempre que existe um retrocesso, mesmo que temporário, este acaba por se tornar definitivo. A possibilidade de se criarem novas freguesias, não só em Sesimbra, mas um pouco por todo o país, devido ao crescimento populacional é um facto que se pode tornar realidade no futuro. Um exemplo disso são os territórios que ficam entre as freguesias do Castelo e da Quinta do Conde.

Uma maior descentralização e a preparação do ano de 2023

«Dar mais orçamento e competências às freguesias é empoderar o poder local», disse o vereador Miguel Fernandes sobre a descentralização e o poder das freguesias na vida quotidiana. Como balanço do ano que agora está a acabar, o vereador socialista lembrou tanto o conflito na Ucrânia como a atual crise inflacionária e os apoios que os vereadores aprovaram, por unanimidade, tanto no apoio aos refugiados como com medidas concretas para ajudar famílias e empresas com sede no concelho.

Na reunião que a Câmara fez, os vereadores deram o seu parecer favorável à instalação de uma Central Solar Fotovoltaica. Desta forma, o concelho de Sesimbra também ficará no mapa das energias renováveis em Portugal. Esta central, que irá da Quinta do Vale Bom e da Mó, será de uma dimensão expressiva (terá capacidade de armazenamento). Para incluir as normas do POCEO Espichel-Odeceixe, foi aprovado a alteração das regras tanto do PPZSMS como do PDM.

A Passagem de Ano e o Carnaval são duas das principais festas do concelho e todos os anos levam centenas de pessoas, tanto locais como turistas, às ruas. Já a pensar no ano de 2023, o executivo aprovou um adiantamento do subsídio que dão às Escolas de Samba e Grupos que dinamizam o desfile. Este subsídio tem um valor de 12.000€. Sobre o Reveillon, foi aprovado o alargamento dos horários dos estabelecimentos de restauração (até às 6 da manhã) e a obrigatoriedade de utilização de recipientes para bebidas reutilizáveis (estes são habitualmente fornecidos pela autarquia). A época balnear de 2023 vai começar a 3 de junho e vai ser estendida até ao dia 17 de setembro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *