Atualidade

Vendas de ansiolíticos e antidepressivos disparam em 2020

Os três primeiros meses do ano registram um total de 5 milhões de de embalagens de ansiolíticos e antidepressivos, um aumento de 400 mil face ao ano passado. Na OCDE, Portugal ocupa a 5ª posição nos que mais consume esta medicação. 

Os dados são do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), assim, de janeiro a março de 2020, foram vendidas 5.277.144 embalagens: 2.664.414 embalagens de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos, e 2.262.530 embalagens de antidepressivos.

No ano passado foram vendidas 20 milhões de embalagens, um encargo superior a 100 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

António Leuschner, presidente do Conselho Nacional para a Saúde Mental, alerta para a automedicação deste tipo de fármacos: “Este tipo de automedicação é um problema, tomo porque o meu pai ou meu amigo tomou e correu bem. Muitos não têm sequer prescrição e se fossem avaliados por um médico ou não tomariam medicamentos ou então teriam de tomar outros”, cita o DN.

Outro dos problemas é o poder de habituação destes fármacos, a par de Portugal se manter desde 2014 estável na compra destes medicamentos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *