AtualidadeMundoReligiãoSociedade

Vaticano publica mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente

A Mensagem do Papa Francisco para o XXX Dia Mundial do Doente, que se assinala no próximo dia 11 de fevereiro, tem como tema “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, frase dita por Jesus, segundo o relato do autor bíblico São Lucas.

O Papa convida a considerar o doente acima da doença porque “qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do doente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos”.

Francisco reconhece que “quando uma pessoa experimenta na própria carne a fragilidade e o sofrimento”, multiplicam-se as dúvidas, “e o sentido de tudo o que está a acontecer.” Para o líder católico, “a proximidade aos doentes e o seu cuidado não competem apenas a alguns; visitar os enfermos é um convite feito por Cristo a todos os seus discípulos. Quantos doentes e quantas pessoas idosas há que vivem em casa e esperam por uma visita!”

O Papa dirige também uma palavra aos profissionais de saúde. “Penso nos médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, auxiliares e cuidadores, bem como nos numerosos voluntários que doam tempo precioso a quem sofre”.

“Queridos profissionais da saúde, o vosso serviço junto dos doentes, realizado com amor e competência, ultrapassa os limites da profissão para se tornar uma missão. As vossas mãos que tocam a carne sofredora de Cristo podem ser sinal das mãos misericordiosas do Pai. Permanecei cientes da grande dignidade da vossa profissão e também da responsabilidade que ela acarreta”, apelou Francisco.

Referindo-se ao “tempo de pandemia”, o Papa recorda os que “viveram a última parte da sua existência na solidão duma Unidade de Terapia Intensiva, certamente cuidados por generosos profissionais de saúde, mas longe dos afetos mais queridos e das pessoas mais importantes da sua vida terrena”.

“Daqui vemos a importância de se ter ao lado testemunhas da caridade de Deus, que a exemplo de Jesus, misericórdia do Pai, derramem sobre as feridas dos enfermos o óleo da consolação e o vinho da esperança”, referiu o Pontífice.

Por fim, o Papa confia todos os doentes e as suas famílias à Virgem Maria, invocando-A com o título de Saúde dos Enfermos.

O Dia Mundial do Doente foi instituído pelo Papa João Paulo II há 30 anos, no dia 11 de fevereiro – data da primeira aparição da Virgem Maria em Lourdes (França) em 1858. Este lugar de culto mariano tem sido palco de várias “curas inexplicáveis”, 72 das quais a Igreja Católica considerou serem milagres.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *