DestaquePalmela

Vale de Barris recebem festas de Nossa Sra da Escudeira

As festas faz ao prazer e lazer da calmia da serra de São Luís em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida. Vão ser três dias de grande animação em volta da capela que ser ergue pela vegetação

A calma e o silêncio que se consegue sentir no meio da Serra de São Luís, em Vale de Barris, Palmela, vai receber três dias de muita animação com as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Escudeira que dá assim as boas vindas ao verão.

De 17 a 19 de agosto, a Quinta da Escudeira abre portas aos visitantes para um programa cultural religioso, com bailes, arraial e quermesse que vão animar todos aqueles que aceitem o convite para desfrutar de uma festa típica com o toque da natureza em redor.

Para os mais afoitos, as Cavalhadas à antiga portuguesa e as caminhadas noturnas também vão fazer parte de uma festa que já decorrem há 268 anos, festas essas que se iniciaram com a construção da Capela ali existente.

Programa para todos os gostos mas não se esquecendo da vertente religiosa que existe no Vale de Barris

As festas que remontam desde 1750 nunca esqueceram a sua vertente cristã, tendo até história de haver uma romaria popular que está identificada com a mais antiga do concelho de Palmela e única que preserva o cariz religioso. A Escudeira é uma pequena população que se localiza em plena Serra de São Luís, Palmela e que até hoje tem mantido a sua festa anual e que tem honrado a santa padroeira.

Este ano o programa é rico e a organização espera acolher mais visitantes às suas festas.

 

Programa

Dia 17

21h00 – Início das Festas, com a presença de individualidades do Município e da Freguesia, seguido de brinde com doces e vinho Moscatel, em saudação a Nossa Senhora

21h30 – Abertura da quermesse e arraial

21h30 – Baile com a atuação dos “Irmãos Cabanas”

Dia 18

17h30 – Início das inscrições para os concorrentes às Cavalhadas

18h00 – Cavalhadas à antiga portuguesa (com cavalos)

20h30 – Caminhada noturna, com o apoio das Lebres do Sado (concentração no Largo das Festas – mais informação através do 919 753 745 ou 916 116 912)

21h00 – Abertura da quermesse e arraial

21h30 – Baile com a atuação de “Nelson & Nelson”

Dia 19

18h30 – Concentração de peregrinos junto à Capela, seguida de terço, procissão e missa, no Largo das Festas. Procissão de regresso à Capela

21h00 – Abertura da quermesse e arraial

21h30 – Baile com a atuação de Luís Rosa

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *