AtualidadeSociedade

Vacinas da Gripe e contra a Covid-19 administradas ao mesmo tempo

A Direção Geral da Saúde divulgou em comunicado, que a partir de segunda-feira, dia 18, Portugal vai começar aa administrar em simultâneo, as vacinas contra a Covid-19, e contra a gripe. Uma medida que visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19.

Em comunicado, a DGS explica que “os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19, que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma de ambas as vacinas”.

Mesmo assim, a Direção Geral da Saúde frisa que é importante e necessária a “manutenção da eficácia de ambas as vacinas”, já que não existe, até ao momento, “evidência de alteração da resposta imunológica”.

Pela altura da vacinação, os “utentes devem ser informados sobre as possíveis reações adversas, podendo optar por uma administração em dias diferentes”. No entanto, a Diretora Geral da Saúde já fez saber que “a inoculação pode ser feita em braços diferentes, e não revela qualquer impacto ou alteração imunológica”

Lembrar ainda que a Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, já explicou em várias entrevistas como será o processo de vacinação em simultâneo para pessoas com 65 ou mais anos, e lembrou que “as vacinas da gripe não se destinam a todas as pessoas”

“As vacinas da gripe nunca são para todos, nunca são para os 10 milhões”, explicou. Graça Freitas sublinha que a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 que está a decorrer em Portugal, dá prioridade aos idosos com 80 e mais anos, e utentes de lares e de cuidados continuados, e abrange nesta fase as pessoas com 65 ou mais anos.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *