Covid-19Destaque

Vacinação exclusiva para crianças dos 10 aos 11 vai ocorrer entre 18 e 19 de dezembro

O Secretário de Estado António Lacerda Sales acaba de anunciar o plano de vacinação anti-covid19 para as crianças, adiantando que este processo vai começar a 18 de dezembro, com o auto-agendamento a iniciar-se na próxima segunda-feira.

“Começaremos, como habitualmente, pelas crianças mais velhas, de 11 e 10 anos, descendo progressivamente até aos cinco anos de idade. Compreendemos as dúvidas dos pais, por isso a DGS divulgará hoje mesmo os documentos e pareceres de suporte, para que todos tenham acesso à informação com rigor, transparência e verdade.”

E declarou ainda ter a certeza “de que os portugueses estarão à altura de mais este passo”.

Sobre a possível diferenciação entre crianças vacinadas e não vacinadas, foi respondida por Graça Freitas, que frisou ser “a aceitação à vacinação excelente, desde há décadas, e nunca aconteceu qualquer atitude discriminatória, pelo que não vejo qualquer motivo para que isso aconteça na faixa entre os 5 e os 11 anos, sendo que os pais terão de apresentar os testes negativos”.

– A 18 e 19 de dezembro, serão vacinadas as crianças de 11 e 10 anos, podendo também ser vacinadas algumas crianças de 9;

– A 6, 7 e 8  e 9 de janeiro (quinta, sexta e sábado e domingo) serão vacinadas as crianças entre os 9 e os 7 anos.

A 15 e 16 de janeiro, as crianças entre os 6 e os 7 anos. A 22 e 23 de janeiro, as crianças de 5 anos. Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses para estas faixas etárias.

As crianças com comorbidades serão prioritárias, independentemente da idade, bastando para isso que se dirijam aos centros de vacinação com prescrição médica.

Nos dias indicados, não haverá vacinação de adultos nos centros de vacinação.

A DGS prevê ter o processo completo até Março de 2022.

 

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *