coronavírusNacional

Vacinação dos profissionais de saúde está atrasada, alerta o Fórum Médico

O Fórum Médico alertou para o facto do plano de vacinação apresentar apresentar "várias lacunas na identificação dos grupos de risco, operacionalização e fiscalização da vacinação".

- publicidade -

O Fórum Médico alertou para o facto do plano de vacinação apresentar apresentar “várias lacunas na identificação dos grupos de risco, operacionalização e fiscalização da vacinação”.

Num comunicado às redações, o Fórum médico refere que “o processo de vacinação dos profissionais de saúde está significativamente atrasado em relação aos prazos anunciados. Ao mesmo tempo anuncia-se e avança-se para a vacinação de outros grupos, numa estratégia ditada pela manipulação da perceção pública“.

Acrescentam ainda que apenas 30% dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estarão vacinados, com apenas cerca de 7% do setor privado e social. “A desproteção dos restantes médicos cria evidentemente um risco acrescido de dificuldades no combate à pandemia, bem como no acesso a consultas, exames e cirurgias. Esta situação está a gerar uma forte indignação entre os médicos e as organizações que os representam”, pode ler-se.

O Fórum Médico critica o Governo e exige “informação permanente e atualizada do número de vacinas administradas, por local e grupo profissional, sendo urgente que o Ministério da Saúde crie as condições necessárias para o efeito.

Não podemos deixar de condenar a gestão política do dossier da pandemia, claramente desvinculada de quem trabalha no terreno, levando a uma incapacidade de antecipar as medidas necessárias e ao desaproveitamento dos intervalos entre as ‘ondas’ pandémicas para o reforço e preparação dos serviços”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui