GrândolaSantiago do CacémSines

Utentes de Saúde do Litoral Alentejano convocam manifestação em Lisboa

- publicidade -

As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano vão manifestar-se durante a manhã de 28 de fevereiro, em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir «mais e melhores cuidados de saúde».

Num comunicado conjunto, as Comissões alertam para «vários problemas que persistem, nomeadamente, falta de médicos, enfermeiros, auxiliares e assistentes técnicos no Hospital do Litoral Alentejano (HLA) e nos centros de saúde as condições dos edifícios são precárias.

No HLA os tempos máximos de resposta garantidos são na sua maioria ultrapassados, como é o caso das consultas de otorrinolaringologia em cerca de três anos, e, em algumas especialidades, só há um médico para cerca de 100 mil utentes!

Estes e outros tantos problemas no universo da problemática da saúde nos diversos concelhos do Litoral Alentejano, levam a que se exijam as tão necessárias melhorias nos cuidados de acesso à saúde!

Os Utentes e População em geral, pretendem que sejam contrariadas as opções que têm sido tomadas, exigindo políticas orientadas para a eliminação de injustiças e desigualdades socais como componente indispensável da prevenção da doença e da promoção da saúde, condição necessária da sustentabilidade do SNS.

O seu adequado financiamento e reforço como serviço público de carácter universal, geral e gratuito, são condições essenciais para o desenvolvimento económico e o progresso social.»

Os utentes exigem ao Governo o reforço do SNS, a valorização das carreiras dos profissionais de saúde, exigem a contratação dos profissionais de saúde em falta no sentido de reduzir tempos de espera nas consultas, exames de diagnóstico, tratamentos e cirurgias e a adoção de medidas de atribuição de médico de família e de enfermeiro de família a todos os utentes, bem como assegurar uma rede de prestação de cuidados de saúde de proximidade.»


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo