Distrito de Évora

Utente de lar discriminado e muito mal tratado por ser seropositivo

Um cidadão que residia num lar de idosos em Évora terá sido discriminado por essa mesma instituição por ser seropositivo, havendo ainda suspeitas de maus-tratos severos e omissão de auxílio, segundo aponta uma reportagem da CNN Portugal.

Joaquim Pereira, de 60 anos, terá sido humilhado por ter VIH e ter-lhe-á sido interditado o uso das casas de banho do Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora, onde o caso terá acontecido.

Conta a reportagem daquele canal que a directora técnica do lar em causa terá ainda sujeitado este homem a um conjunto de regras extremas e as auxiliares que trabalhavam na instituição eram obrigadas a lavar a louça que Joaquim usava com recurso a lixívia.

O indivíduo, depois de ter sido sujeito a todos estes episódios, pensou mesmo em colocar um termo à sua vida.

Há cerca de dois meses, o lar viria a expulsá-lo do estabelecimento sem o auxílio de uma cadeira de rodas, mesmo sabendo que Joaquim não conseguia andar sozinho. Nesse momento, o homem terá acabado por se arrastar pela rua durante um período de duas semanas.

Segundo relata a CNN Portugal, a directora técnica do Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora ainda permanece em funções. Já a Segurança Social assegura que nunca se apercebeu da ocorrência de actos discriminatórios como os descritos no Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *