Destaque

Urgências pediátricas do Hospital de Setúbal encerram quinzenalmente ao fim de semana

Entre 1 de Abril a 30 de Junho, vai entrar em vigor o plano de reorganização das urgências de pediatria para a região de Lisboa e Vale do Tejo, que foi apresentado esta segunda-feira pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.

No documento agora divulgado também fica claro que «não são encerrados serviços de urgência de pediatria».

O documento agora divulgado pelo SNS prevê que 10 serviços estão permanentemente abertos, um fecha ao fim de semana de 15 em 15 dias e três funcionam das 9h00 às 21h00, embora com algumas especificidades.

Os 10 serviços que funcionam 24h por dia, sete dias por semana são os seguintes: Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Torres Novas; Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha; Hospital Distrital de Santarém; Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria; Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Hospital D. Estefânia; Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra); Hospital de Vila Franca de Xira; Hospital de Cascais; Hospital Garcia de Orta e Centro Hospitalar Barreiro Montijo

As urgências pediátricas do Centro Hospitalar de Setúbal fecham ao fim de semana de 15 em 15 dias.

Restam depois três serviços que funcionam das 9h00 às 21h00, mas condicionamentos. Segundo a direção executiva do SNS o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital S. Francisco Xavier – “mantém horário praticado há vários anos, com os médicos a integrar a escala noturna do CHULC – Hospital D. Estefânia”. Depois, o Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Torres Vedras –, ainda segundo a direção executiva do SNS “em geral já nãoconseguia cumprir no período noturno com os requisitos dos serviços de urgência de pediatria”. Já o Hospital de Loures “suspende atividade durante o fim-de-semana”, horário que já iniciou este horário a 1 de março.

Esta escala vai entrar em vigor a 1 de abril e prolonga-se até 30 de junho, e a direção executiva vai monitorizar a implementação deste esquema “de forma a avaliar a necessidade de alterações e definir a atuação nos restantes trimestres de 2023.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *