AlmadaDestaque

Urgências no Hospital Garcia de Orta com dez horas de espera

A situação de esperas prolongadas para quem procura o serviço de urgência dos hospitais nacionais não é novidade, Hospital Garcia de Orta incluído.

No entanto, este sábado a urgência daquele equipamento hospitalar de Almada está com um tempo médio de espera de dez horas para os doentes com pulseiras de Verde a Laranja, segundo a triagem de Manchester.

A informação foi obtida pelo Diário do Distrito no local, sendo passada aos doentes e acompanhantes durante a triagem realizada ou nas informações que iam sendo solicitadas, ouvindo-se um pouco por todo o lado, por parte assistentes e técnicos frases como ‘isto hoje está verdadeiramente caótico’.

Muitos dos doentes com pulseira amarela em cadeiras de rodas, foram reencaminhados para a sala de espera, apinhada durante toda a tarde e noite, por falta de espaço nas sucessivas salas das urgências.

A situação é de tal forma grave que os acompanhantes, normalmente com direito a uma visita aos utentes que deram entrada para Observação, puderam apenas estar com os familiares durante uns breves minutos, de tal forma esta secção se encontrava repleta de pacientes.

O Diário do Distrito contactou esta noite o Gabinete de Comunicação do HGO no sentido de obter esclarecimentos sobre o ocorrido, se esta foi uma situação anómala, e se em caso afirmativo, foi prestada informação ao ministério da Saúde, bem como que tipo de medidas podem vir a ser implementadas para evitar esta situação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *