AtualidadeBarreiroMontijo

Urgências do Centro Hospitalar Barreiro Montijo procuradas para testagem Covid19

Os hospitais do Barreiro e do Montijo têm registado uma «significativa afluência às urgências» de pessoas que querem fazer testes da covid-19 sem terem sintomas da doença, «o que tem dificultado» a resposta a outras situações.

«Tem-se constatado uma significativa afluência ao Serviço de Urgência determinada pela procura de testagem à SARS-CoV-2, incompreensivelmente de utentes sem sintomatologia covid-19, circunstância que tem dificultado verdadeiramente a ação dos profissionais de saúde», segundo uma resposta escrita da administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), a questões da agência Lusa.

A administração do CHBM lembrou, no mesmo texto, que esta é uma altura do ano de «procura habitualmente muito intensa das urgências, associada ao período de Inverno».

Também o internamento de doentes com covid-19 «apresenta tendência crescente» nas duas unidades deste centro hospitalar (Hospital Distrital do Montijo e Hospital Nossa Senhora do Rosário), «mas sem grandes implicações nas demais responsabilidades assistenciais», assegurou à Lusa a administração.

Outra tendência crescente tem sido a taxa de absentismo dos profissionais, relacionada com o covid-19 «tendência esta que a manter-se pode determinar a redução da atividade assistencial», lê-se nas respostas enviadas à Lusa.

Na quarta-feira, Xavier Barreto, vogal da direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), disse à agência Lusa que os serviços de urgência dos hospitais têm registado «procuras recorde» nos últimos dias, em grande parte casos não urgentes, devido à «falência das outras respostas do sistema de saúde».

Xavier Barreto afirmou que se trata de uma subida prevista, «mas o que não era previsível era a falência das outras respostas para estes doentes», nomeadamente da linha SNS 24 e dos cuidados de saúde primários que estão ocupados com atividades ‘Trace-Covid’ e com a vacinação.

Segundo o responsável, 30% a 40% da procura que os hospitais têm tido nos últimos dias são de casos não urgentes, particularmente de doentes com covid-19, muitos deles para fazer o teste.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *