EconomiaSociedade

União Europeia acredita que economia portuguesa vai superar previsões e terá o maior crescimento da zona euro

Previsões superam as feitas pelo governo português.

Da União Europeia vêm notícias boas para a economia portuguesa. A instituição presidida por Ursula von der Leyen prevê que o crescimento económico de Portugal será o maior da União Europeia e da zona euro em 2022, ultrapassando a previsão do governo português, de 4,9%.

A previsão de primavera divulgadas hoje, de acordo o Jornal Económico, reviram em 0,3 pontos para 5,8% o crescimento português.

Em 2021, Portugal cresceu 4,9%, acima do previsto pela União Europeia, que esperava um crescimento de 4,5%.

Está previsto para 2023 um crescimento de 2,7%, mais 0,1% em relação à anterior.

A União Europeia ainda prevê que, a nível de inflação, Portugal chegue a uma taxa de 4,4% no presente ano e de 1,9% no próximo.

“Após o forte arranque do ano, o PIB português deverá atingir os 5,8% em 2022 à medida que o sector dos serviços, particularmente o turismo estrangeiro, deverá recuperar fortemente a partir de uma base baixa”, adianta a Comissão Europeia. Acrescenta que “o crescimento económico deverá moderar-se para os 2,7% em 2023. A procura interna vai contribuir substancialmente para crescer nos próximos anos com os investimentos a subirem mais rapidamente que o consumo privado graças à implementação do Plano de Recuperação e Resiliência”.

O turismo é peça chave, com o voltar à normalidade pós pandemia: “prevê-se que o sector externo tenha uma contribuição positiva para o crescimento em 2022, refletindo a recuperação no turismo, seguida de um impacto neutro em 2023”.

No entanto, a Comissão Europeia deixa o alerta: “O saldo da conta corrente deverá piorar em 2022, devido aos preços elevados das importações de energia, apenas para melhorar em 2023 quando os preços da energia deverão recuar”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *