Destaque

UNESCO não integra Palmela na sua Rede de Cidades Criativas em 2019

O Município reafirma o compromisso assumido em defesa e promoção da música e da cultura, cumprindo o Plano de Ação estratégico, a quatro anos, que reforça o papel inegável de Palmela como território criativo.

Em reunião plenária realizada no dia 6 de novembro, o Município e a rede de parceiros, de acordo com a projeção e a notoriedade do trabalho já desenvolvido, decidiram que o trabalho em torno da investigação científica, produção de conhecimento e criação de novas parcerias serão aprofundados e Palmela formalizará recandidatura na próxima oportunidade, possivelmente, em 2021.

A comunicação oficial da UNESCO datada de 5 de novembro, deu conhecimento ao  Município de Palmela da decisão formal de não integração na sua Rede de Cidades Criativas em 2019.

O estabelecimento, pela primeira vez, de um numerus clausus para a totalidade das candidaturas limitou o número de propostas aceites, conhecendo-se a integração de apenas de uma candidatura portuguesa nesta rede.

Na sua comunicação, a UNESCO destaca o facto de a candidatura e o trabalho desenvolvido por Palmela terem recebido várias recomendações por parte de peritos independentes, bem como de várias cidades que já integram a rede, e lembra que grande parte das cidades-membro não conseguiram concretizar a sua adesão na primeira tentativa, encorajando o Município e os parceiros a dar continuidade às suas atividades relacionadas com a criatividade e o desenvolvimento sustentado.

Em junho, na sua carta de apoio à nomeação de Palmela, a Comissão Nacional da UNESCO sublinhava a importância da música na estratégia de desenvolvimento local no território, em termos da educação formal e não formal, da inserção social e da criação artística, entre outros, com contributos significativos na atração de investimento, na criação de emprego e no turismo, bem como a capacidade de planear o futuro, tomando em consideração valores tradicionais.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *