Mundo

Unesco indeferiu pedido para classificar tauromaquia como Património Imaterial da Humanidade

A Unesco decidiu indeferir o pedido do presidente da Associação Internacional de Touradas (AIT), William Cárdenas, para incluir a tauromaquia na lista de actividades a salvaguardar com urgência, e com isso classificá-la como «Património Imaterial da Humanidade».

O pedido foi indeferido por ter sido enviado numa simples carta dirigida à directora-geral, Audrey Azoulay, sem o devido fundamento que sustentasse o pedido nem estar este avalizado por qualquer país, segundo os requisitos exigidos pela Unesco.

Não se trata por isso de uma negativa por parte Comité Intergovernamental do Património Cultural Imaterial para que a tauromoquia venha a ser admitida como candidata a Património Cultural.

Na referida carta enviada por William Cárdenas, é solicitada a inclusão da festa de touros como Património Imaterial mediante a sua inscrição na lista urgente de actividades a salvaguardar, um ‘atalho’ utilizado excepcionalmente e apenas em casos em que a tradição que se pretende defender está em perigo certo de desaparecimento, o que não se afigura actualmente no caso da tauromaquia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *