JustiçaMoita

Uma tonelada e meia de amêijoa-japonesa apreendida na Moita

Operação de fiscalização dirigida à atividade de captura e comercialização de bivalves na zona ribeirinha de Alhos Vedros, no concelho da Moita.

A Autoridade Marítima Nacional comunicou que a Polícia Marítima de Lisboa (Extensão da Costa de Caparica) efetuou no dia 16 de novembro, entre as 09h00 e as 16h00, “uma operação de fiscalização dirigida à atividade de captura e comercialização de bivalves na zona ribeirinha de Alhos Vedros, no concelho da Moita, que resultou na apreensão de 1500kg de amêijoa-japonesa com tamanho subdimensionado“.

Segundo a nota, nesta ação “foram intercetados e fiscalizados dois cidadãos, que utilizavam duas viaturas comerciais para acondicionar e transportar os bivalves, sem cumprirem com as regras sanitárias no manuseamento e transporte dos mesmos. Estas viaturas tinham no seu interior cerca de 1500kg de amêijoa-japonesa, sem se fazerem acompanhar dos respetivos documentos”.

Foram depois apreendidas “duas viaturas comerciais e os respetivos documentos, duas balanças portáteis, dois crivos de escolha para calibrar os lotes em função do tamanho da amêijoa, bem como diversos sacos vazios de acondicionamento, tudo material resultante e utilizado na prática desta atividade ilegal”.

A Autoridade Marítima Nacional esclarece ainda que a amêijoa-japonesa apreendida “foi devolvida ao seu habitat natural, por ainda se encontrar viva, tendo sido efetuado o respetivo auto de notícia que dará origem à instauração do respetivo processo de contraordenação, ficando os bens apreendidos à ordem do mesmo”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *