Opinião

Uma análise de João Garrett Condelipes

Uma crónica de João Condelipes

Há médicos que já fizeram mais de “650 horas este ano”. “É quase escravatura.” Vários países da zona euro, reduziram a sua taxa de IVA: Espanha 21% para 5%, Alemanha 19% para 7%, Bélgica 21% para 5%, Eslovénia 20% para 9,5%, Portugal sem alterações.

Num consenso raro, esquerda e direita afirmam que as medidas anunciadas para pensionistas são apenas um “adiantamento” que prevê reduzir os aumentos previstos para 2023. Pela quinta vez, o Governo volta a passar por cima da fórmula das pensões para travar aumentos, pensionistas começam a perder a partir de 2024. Ausência de redução de impostos surpreendeu partidos.

O pacote para salvar as famílias vale 2,4 mil milhões de euros. O encaixe adicional em impostos no primeiro semestre do ano foi de 5 mil milhões. Ou seja, o dobro dos apoios anunciados. Dito de outro modo, para salvar as famílias gasta-se menos do que para salvar a TAP, que até ver já levou 3,1 mil milhões.

  • 7 anos separam estas 2 fotos, 7 anos de (des)governo Socialista.

EXEMPLO:

  1. “Pensão de 1.000 euros, o governo vai “dar” 500 euros agora, em janeiro pertencia dar 9% de aumento nas reformas e pensões.
  • 9% de 1.000 euros são 90 euros por mês.
  • 90 euros x 14 meses = 1.260 euros no ano de 2023.
  • Como o Governo vai “dar” só 4,4% são só 44 euros em vez de 90 euros, dá 44 euros × 14 meses = 616 euros em 2023.
  • 1260 euros – 616 euros = 644 euros.
  • 644 euros – 500 euros recebidos agora, dá 144 euros no ano de 2023
  • 144 euros ÷ 14 meses = 10,3 0 euros por mês.

É este o aumento aos reformados e pensionistas, nos próximos 15 meses. De outubro do ano corrente, até dezembro 2023. Não me parece, muito sério!

Na última reunião de camara, 31/08/2022 em Alcochete, a senhora vice-presidente com o pelouro da educação, D. Maria de Fátima Maduro, anunciou em direto ao concelho, a entrega de várias bolsas de estudo a jovens carenciados do concelho, e muito bem! No entanto, a poucos dias do início de mais um ano escolar, conforme exemplo na foto (06/09/2022), várias salas na escola E.B. 2.3 El Rei Dom Manuel I, encontram-se com o pavimento neste estado dantesco. Ao longo do mandato, mais precisamente em inaugurações, frequentemente é transmitido pelo executivo, a educação no concelho de Alcochete é uma paixão, senhora vereadora com o pelouro da educação, a foto desmente tal afirmação, os alunos no seu regresso a um novo ano letivo, vão encontrar condições um tanto ou quanto deploráveis. A C.M.A., tem algum plano de requalificação, ou vai colocar algum tapete, como solução para mitigar esta triste realidade?

Decorria o ano de 2014, governo PSD, foi possível uma intervenção na escola E.B. 2.3 El Rei Dom Manuel I, iniciar a retirada dos telhados de amianto (2 Blocos), com um orçamento limitado pela troika em Portugal, o PSD não se esqueceu de Alcochete, posteriormente com o governo PS, somente em 2017 se retirou o restante amianto.

Com o trabalho das associações de pais, tem havido algumas pequenas obras na infraestrutura escolar, sabendo que esta escola precisa de ampliação e renovação, tem 52 turmas, quando devia ter 30, é difícil estudar e ter aproveitamento nestas condições, os jovens passam frio, o presidente da C.M.A., Sr. Fernando Pinto, se tivesse exigido ao governo do seu partido,  a recuperação e respetiva ampliação da escola,  a delegação de competências não tinha sido aceite por esta razão, acabou por ceder PS local (como se lhe fosse concebida a hipótese, de exigir por sua própria cabeça), o atual executivo aceitou a escola neste estado, quando devia a C.M.A. estar já a preparar o projeto da nova escola integrada, do 1º ciclo ao 3 ciclo, promessa que consta no programa eleitoral do PS local, nas últimas eleições autárquicas, no qual obtiveram maioria absoluta, em vez disso, vai erradamente o Município ter de investir do seu orçamento, na E.B. 2.3. El Rei D. Manuel I, e previsivelmente[JGV1] , ficar sem dinheiro para uma nova escola do 1º ao 3º ciclo, pagam os Alcochetanos, mais uma vez pela tradição na falta de visão.

A meio do dia 08/09/2022, o primeiro canal da BBC, tinha já decidido suspender toda a programação até às 18h e os pivôs das estações, vestiram rapidamente roupas e gravatas pretas. Faleceu a rainha Elisabeth, 70 anos de reinado. Coroada em 1953, após a morte do seu pai, Elizabeth foi a monarca que por mais tempo ocupou essa posição. A rainha foi uma das principais figuras da História do século XX e XXI. Mulher de fibra, nos finais da 2 Guerra Mundial, na época com 19 anos, Elizabeth ajudou também o seu país, decidindo-se por integrar o serviço militar britânico, como motorista e mecânica. Uma lenda e exemplo de pessoa. Morreu um ícone meu, uma gigante e um modelo, Elizabeth II pelo seu exemplo, fez mais pelas mulheres de todo o mundo, do que algum dia alguém fará.

Assim presto, a minha singela homenagem, descansa em paz minha Rainha.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *