CulturaMontijo

“Um orgulho receber este evento no Montijo”

O Montijo recebeu o programa das 7 Maravilhas da Cultura Popular, com objetivo de apurar um pré-finalista da região de Setúbal, onde esteve também o Diário do Distrito nesta manhã.

Entre os candidatos estão o ‘Chapéu do Descarregador de Peixe’ (Setúbal), a festa do ‘Círio Nossa Senhora de Tróia’ (Setúbal), a ‘Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia (Montijo), a ‘Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem’ (Moita), a ‘Lenda da Nossa Senhora da Arrábida’ (Setúbal), as ‘Pinturas Tradicionais em Embarcações’ (Moita) e a ‘Romaria a Cavalo’ (Moita).

Elemento da Festa em Honra da Nossa Senhora da Atalaia, com uma das bandeiras.

O nosso jornal teve a oportunidade de falar com o Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, que se mostrou honrado pela receção do programa, realizado pela RTP. “Para nós é um orgulho receber este evento e um motivo de grande satisfação. Acolhemos com muito gosto e muito interesse este programa. Achamos que, sem querermos ser muito egocêntricos, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia tem uma grande importância nesta região.

O autarca, também acompanhado pela piloto Elisabete Jacinto (madrinha da celebração), sublinhou que esta “já foi a maior festa de sempre e era até, durante muitos séculos, com quem muitas as outras se queriam comparar. Esperamos que as pessoas votem, e que no fundo possam contribuir para que a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia possa ser uma das mais votadas“.

Sobra as características da festa do Montijo, Nuno Canta informou que esta celebração decorre há mais de 500 anos. “Teve uma abrangência territorial até Lisboa, Cascais e Oeiras, ou seja, pessoas dessas zonas vinham aqui à Atalaia festejar no último domingo de agosto”.

Apesar do tempo nublado, foram muitas as pessoas que pararam para observar e desfrutar do evento na Praça da República, tanto nas esplanadas como nos bancos de rua. Em termos de segurança, Nuno Canta confirmou que não há desfiles públicos, por motivos relacionados com a Pandemia.

Uma das Pinturas Tradicionais em Embarcações.

“Estamos a cumprir o programa com a RTP e com a Proteção Civil municipal, acompanhada pela PSP do Montijo, que quando há uma certa acumulação de populares, vai dispersando. Mas as pessoas estão a comportar-se bem, com civismo, responsabilidade e resultados, pois somos dos concelhos que não temos, felizmente, grandes preocupações [com a pandemia], por agora”, disse o autarca.

Às 12h00, a ‘Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia’ estava em primeiro na votação, com as ‘Pinturas Tradicionais em Embarcações’ em segundo lugar. O vencedor será anunciado pelas 17h00, quando fecharem as linhas de votação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *