Cantinho da Bicharada

Um milagre de Natal chamado… ‘Noel’

Corria a véspera de Natal quando um apelo é lançado nas redes sociais: um cão foi encontrado na Estrada do Marquês, em Almeirim, num estado lastimável, com o pêlo a apresentar ‘rastas’ enormes, «com cheiro a urina e fezes nauseabundo» impedindo-o praticamente de se mexer.

Quem lançou o apelo com a foto, afirmava ter contactado as autoridades locais «que nada fizeram».

Mais uma vez, a solidariedade se fez sentir e «num verdadeiro trabalho de equipa», que envolveu vários voluntários «numa equipa que se organizou durante a noite de Consoada e no dia de Natal bem cedo o resgatou e levou para o anjo que o vai tratar o Alex Barreto que é enorme e a quem ficarei sempre grata», conta nas redes sociais Maria José Padeiro.

Ao Diário do Distrito explicou que ‘o resgate foi feito por várias pessoas, foi um trabalho de equipa aonde na noite de Natal vi o apelo e vi uma jovem de Évora de nome Rita Branco oferecer se para resgatar o Noel, eu e o meu marido Nelson Padeiro oferecemo nos também pois vivo perto de Almeirim.

Depois, outro senhor de Salvaterra de Magos, o sr Joaquim Mendes, disse para combinarmos e irmos juntos.

Trocámos números de telemóvel, fizemos os preparativos durante a noite de Natal e no dia de Natal às 7h30 estávamos em Almeirim, 8h da manhã tínhamos o Noel no carro, foi fácil pois ele apenas tinha muito medo mas o amor e paciência tudo vence.

O Alex Barreto, conhecido da Rita Branco. ofereceu-se para o acolher e tratar. Salvou-se uma vida e tivemos todos um Natal especial.»

Baptizado de Noel, «vários são os pedidos de adopção que me chegaram  para o Noel mas peço compreensão pois de momento o Noel não está para adopção, teremos de averiguar se têm chip ou não, respeitar o período legal para adopção, se tudo estiver ok com a saúde dele irá ser chipado, vacinado, esterilizado», explica Alex Barreto na sua página.

«De momento o Noel não é um cão de manuseamento fácil tentando morder se tocamos em determinadas partes do corpo, ao tentar colocar uma coleira etc. e tudo isso será alvo de avaliação e trabalho antes de pensarmos numa adopção.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *