MundoPolítica

Último líder da União Soviética e crítico do regime de Putin morre aos 91 anos

O último presidente da URSS, que fez esforços para acabar com a Guerra Fria, despede-se hoje da sua terra-mãe e do mundo aos 91 anos.

Para muitos, Mikhail Gorbachev, esteve encarregue de abrir a União Soviética ao mundo. Negociou várias reformas para que a tensão entre os Estados Unidos diminuísse, sendo elas como a queda do Muro de Berlim, a redução de armamento nuclear e a retirada das suas tropas do Afeganistão.

A agência TASS avança que Mikhail Gorbachev, morreu aos 91 anos esta terça-feira, 30 de agosto de 2022, devido a “doença grave e longa” como afirma a fonte da Clínica Central de Moscovo.

Um dos seus grandes marcos foi ter ganho o prémio Nobel da paz em 1990 devido à sua forma de governar aquela que era a superpotência que controlava o lado oriental da Europa. É importante salientar que Mikhail Gorbachev foi o único líder da União Soviética que não invadiu nenhum país quando existiam protestos para o fim do regime soviético.

Mikhail Gorbachev deixa a liderança depois da dissolução da União Soviética em 1991, no entanto nunca deixou a vida política, tendo em 2011 aconselhado Vladimir Putin a renunciar o cargo de presidente devido aos protestos que estavam a surgir na Rússia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *