Cantinho da BicharadaMundo

Ucranianos tentam salvar milhares de animais do Eco Parque de Kharkiv

Depois do anúncio de que os animais do Eco Parque de Kharkiv poderiam vir a ser eutanaziados por não haver forma de os retirar, perante o avanço das tropas russas, dezenas de civis mobilizaram-se para salvar os animais.

Milhares de animais estão assim a ser salvos e transportados por civis para outras cidades depois de o dono do Parque Zoológico Faldman Ecopark, em Kharkiv, anunciar que iria «colocar a dormir» os 6.810 animais que se encontram no local.

Num vídeo chegou até ao programa norte-americano Late Night Show, Oleksandr Feldman disse que, apesar muitos animais terem sobrevivido aos bombardeamentos na cidade, um dos ataques danificou as estruturas do local, deixando a estrutura comprometida.

«Posso dizer que o parque foi quase todo destruído», disse Feldman, acrescentando as jaulas de alguns animais selvagens, como leões e tigres, foram danificadas, e que também os ursos se encontravam «em situação precária», sendo que as opções seriam «matá-los, mantê-los anestesiados ou mudá-los de local».

Oleksandr Feldman referiu ainda que eutanasiar os animais era a única forma de não colocar a população de Kharkiv em risco, uma vez que não havia projetos para transferir os animais para outros locais.

Depois desse anúncio, e apenas numa semana, mais de 800 pessoas deslocaram-se de Kyiv, Odessa, Dnipro e de outras cidades para o local com o intuito não só de transportar os animais, como também com água e comida.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de Fevereiro, muitos têm sido os relatos de associações e particulares que se mobilizaram para resgatar animais de companhia, e até animais selvagens, deixados para trás durante a fuga das populações.

Muitos outros não tiveram a mesma sorte e acabaram abatidos ou morreram de fome, como no caso de um canil em Borodyanka, cidade ucraniana no noroeste de Kiev e próxima a Bucha, onde mais de 300 cães foram encontrados mortos por falta de água e alimento.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *