Mundo

‘Ucranianos lutam com armas verdadeiras, nós podemos usar os nossos smartphones’

Após o anúncio dos Anonymous de iniciarem uma ciberguerra contra o Governo russo, com apoio de grupos de todo o mundo em ataques cibernéticos às instituições russas, o Squad303, um grupo de programadores polacos, criou uma linha de contacto de todo o mundo para com os russos.

Após a invasão à Ucrânia, o governo russo dirigido por Putin, restringiu o acesso a plataformas digitais como o Twitter e o Instagram, ao passo que outras plataformas decidiram por sua vez, bloquear o acesso dos russos, como forma de evitar a proliferação de falsas notícias.

Surge então o Squad303, um website que pretende abrir um canal de comunicação.

Como refere uma das recentes mensagens, «os ataques da Rússia à Ucrânia despoletaram muitas emoções, e milhares de pessoas por todo o mundo querem defender esse país, através de uma campanha não-violenta de informação.»

E como funciona? São enviadas mensagens de texto para números de telemóveis russos, escolhidos de forma aleatória, através de uma ferramenta criada por estes programadores.

«Em apenas 48 horas, a população do mundo livre enviou dois milhões de sms para telemóveis russos. Os ucranianos estão a lutar com armas reais, nós podemos pelo menos usar os nossos smartphones.»

A mensagem em vídeo, com cerca de dois minutos, relembra também a invasão russa, em 1920, à Polónia. «Ninguém acreditava que os polacos pudessem parar o exército russo que se dirigia a Berlim, Paris e a Madrid. No entanto, em Agosto de 1920, um milagre aconteceu e os russos foram derrotados no rio Vístula. Todos os dias os cidadãos ucranianos provam que este milagre pode voltar a acontecer.»

No site pode encontrar as formas como quer enviar a mensagem, e um texto em russo.

Neste está também uma breve explicação sobre a situação que os ucranianos enfrentam, devido «à vergonhosa decisão do ditador Putin de atacar uma Ucrânia independente através das forças armadas. Só uma ação conjunta de todos os países do mundo livre, em resposta à agressão russa, irá levar ao colapso de todo o país.»

O site acessa a uma database com mais de 20 milhões de números de telemóveis e aproximadamente 140 milhões de endereços de email.

O grupo iniciou a sua actividade a 6 de Março e desde então já foram enviados mais de 7 milhões de sms e 2 milhões de emails para a Rússia.

Squad303 era o nome do famoso esquadrão da Royal Air Force, uma das dezasseis unidades da Força Aérea da Polónia que integraram a RAF durante a Segunda Guerra Mundial, e que teve um papel vital na Batalha da Grã-Bretanha, abatendo um enorme número de aviões da Luftwaffe (Força Aérea alemã), durante uma campanha que durou meses.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *