DestaqueDistrito de Setúbal

Ucrânia | ‘Acabe com este enxovalho para com Setúbal e os setubalenses’  

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal declarou durante a reunião pública do executivo, que decorre esta tarde, que não voltará a pronunciar-se publicamente sobre o assunto do acolhimento dos refugiados por elementos pró-Rússia, no concelho.

Depois de fazer “uma cronologia dos factos” sobre a troca de correspondência entre a autarquia e vários órgãos governamentais iniciado a 9 de Abril, “quando enviei uma carta por correio electronico, ao Primeiro-ministro, na qual escrevi o seguinte: «apelamos com toda a veemência que o senhor primeiro-ministro clarifique com o máximo de urgência, com a senhora embaixadora e a veracidade das afirmações sobre a conversa que terá mantido com a secretária para as Migrações.

Esta carta foi convertida em ofício, de novo enviado por correio electrónico para o primeiro-ministro, na segunda-feira, dia 15 de Abril, e em papel para o Chefe do Governo. Não obtivemos qualquer resposta até 29 de Abril, no dia em que o semanário Expresso publica uma reportagem em que levanta suspeitas sobre o atendimento dos refugiados, bem como da funcionária e do marido nesse acolhimento.»

Depois de terminar a longa lista de troca de correspondência, André Martins afirmou que “uma vez que fomos informados oficialmente de que se vão iniciar as diligencias para apuramento dos factos, entendemos que a partir deste momento e até à conclusão destas diligencias, deveremos evitar voltar a comentar publicamente este assunto,

Vamos empenharmos no apuramento do acolhimento dos refugiados que nos procurem.”

Este posicionamento foi contestado pelo vereador Fernando Negrão (PSD), depois de ter deixado uma palavra aos funcionários da Câmara Municipal “porque nas alturas de maior turbulência, o seu trabalho é sempre prejudicado” e criticou a proposta do presidente “porque este assunto irá ser debatido até na Assembleia da República.

E como eleitos da população, cabe-nos também fazer neste órgão a discussão, sob pena de deixar instalar o elefante nesta sala e fazer de conta que não o vemos. A discussão tem de ser feita na Câmara Municipal, embora saibamos que este é um assunto incómodo.”

Por sua vez o vereador Fernando José (PS) considerou toda a situação como “uma trapalhada em que nos colocaram, e Setúbal e os setubalenses não mereciam este enxovalho.

Fazemos-lhe também um apelo para que pare e faça uma reflexão séria.

O presidente e o vereador do pelouro Pedro Pina cometeram um erro e este tem de ser assumido. Não pode continuar a conduzir um carro em contramão e a acenar a todos os outros condutores.

Termine com este enxovalho que Setúbal está a sofrer, quando os setubalenses são solidários com os ucranianos que estão a fugir da sua terra do invasor russo.

Assuma a incompetência de ambos, por não terem feito a análise que deviam.

E acabe com este atirar de areia para os olhos no sentido de esconder o que foi feito, a insensibilidade de colocar dois cidadãos russos a fazer atendimento a refugiados ucranianos, não foi do governo nem da oposição na Câmara Municipal, foi sua e do vereador com o pelouro.”

Em resposta às intervenções dos vereadores da oposição, André Martins garantiu que “a última coisa que queremos é ver o nome de Setúbal enlameado, quando tudo fizemos para colocar ‘Setúbal no mapa’, e sendo hoje reconhecido o seu desenvolvimento em todos os aspectos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *