PaísTurismo

Turismo pede ao Governo para acabar com greve na Groundforce

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) pediu hoje a intervenção do Governo para acabar com a greve dos trabalhadores da Groundforce, que levou ao cancelamento de centenas de voos no fim de semana, prejudicando “milhares de pessoas”.

A CTP apela a um entendimento entre o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos e a TAP “no sentido encontrarem uma solução que evite uma nova paralisação nos próximos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto”, refere, em comunicado.

“O que se registou este fim-de-semana nos aeroportos nacionais foi dramático, com mais de 600 voos cancelados, e não podemos correr o risco de este cenário se repetir daqui a 15 dias”, explicou Francisco Calheiros, presidente da CTP.

“Existindo um impasse no diálogo entre os trabalhadores da Groundforce e a TAP, é urgente a intervenção do Governo para que se chegue rapidamente a um acordo e, assim, evitar mais três dias de paralisação”, continuou Francisco Calheiros.

A greve do passado fim de semana prejudicou milhares de passageiros em Portugal mas também passageiros que se queriam deslocar para Portugal. No sábado, 17 de julho, e primeiro dia de greve da Groundforce, o presidente do Sindicato admitiu que a adesão à greve dos trabalhadores rondava os 100% no aeroporto de Lisboa, funcionando apenas os serviços mínimos.

Os primeiros indicadores apontavam ainda para uma adesão de 50% no Porto e de 20% no Funchal.

“Respeitamos o direito à greve, que está constitucionalmente previsto, mas esse direito não pode implicar o prejuízo para milhares de pessoas, para o turismo e para a economia nacional”, adianta o presidente da CTP.

“Os primeiros dois dias de greve prejudicaram seriamente a imagem de Portugal no exterior, numa fase em que já nos encontramos severamente punidos pela pandemia. Esta greve, marcada para o verão, só vem contribuir para asfixiar ainda mais o turismo e a economia de um país a tentar recuperar de um ano e meio de pandemia”, conclui Francisco Calheiros em comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *