Opinião

Tudo sobre a minha Avó

A minha avó Angelina representará muitas das Avós dos meus leitores: guerreira, resiliente, corajosa e a verdadeira matriarca da família, dando continuidade à herança da sua mãe, a minha bisavó Virgínia, a mulher mais maternal e com o colo mais caloroso que alguma vez conheci, dona de uma doçura e ternura no olhar, impossível de esquecer.

Escrevo estas linhas rodeada de inúmeras fotos da minha Avó. Revejo a minha infância, relembro as diabruras que a fiz passar, nomeadamente ter engolido o fecho de umas calças…

Sorrio ao enorme orgulho que a minha Avó revelava ter em mim: das primeiras crónicas publicadas no Jornal “Sporting”, aos prémios de jornalismo, passando pelas conquistas académicas, da licenciatura ao doutoramento. De todas elas, a minha Avó fez parte. Em todas, ergueu a voz para declarar: É a minha neta!

A minha Avó fez parte no incentivo e entusiasmo, mas, sobretudo, porque faz parte de mim! E, mesmo após a sua morte, há 5 anos, continua a fazer parte de mim e da vida das minhas filhas, sendo que apenas a mais crescida a conheceu em vida. Mas persiste na vida de ambas, através das memórias e histórias que faço questão de cultivar.

Fecho os olhos e relembro com muita emoção a forma como dançámos no dia do meu casamento: o mesmo manear de ancas e a forma de segurar no vestido. Simplesmente inesquecível!

A minha Avó Angelina, juntamente com os meus pais, foi uma das pessoas que, ao apaixonar-se por mim, desde que me conheceu, me deu Vida! E ajudou-me a construir amor-próprio e autoconfiança!

Escrevo esta crónica como reconhecimento ao papel das Avós na vida dos netos e como incentivo aos filhos para que nunca se esqueçam da sua importância e saibam valorizar as mesmas!

Dedico esta crónica, à minha Avó Angelina, um dos amores da minha vida e a todas as Avós Luz que iluminam a vida dos netos, em vida e no legado que deixam.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *