AçoresAtualidadeMundoPaísSociedade

Tsunami em Tonga: Portugal regista alterações no nível do mar

O tsunami desencadeado pela erupção de um vulcão ontem em Tonga, no Oceano Pacífico, provocou em Portugal alterações no nível do mar nos Açores, na Madeira e na zona de Peniche, divulgou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA diz que o “tsunami afetou particularmente as ilhas Tonga e vários outro países com costas próximas, com algum nível de destruição costeira embora sem vítimas mortais conhecidas.”

Este tsunami, gerado no oceano Pacifico, “propagou-se pelos vários oceanos, incluindo o Atlântico, tendo-se observado variações do nível do mar em praticamente todas as estações maregráficas em operação na costa portuguesa”, continua a nota do Instituto.

A origem destes registos está relacionada “com a onda de choque atmosferica resultante da explosão no vulcão, a qual se propagou pelo globo”.

Neste caso, o fenómeno é designado por “meteo-tsunami de origem vulcânica”.

Os sinais atmosféricos da explosão foram registados “pouco depois das 00h00 do dia 16 de janeiro de 2022, tendo nas horas seguintes sido observadas alterações no nível do mar”.

O IPMA indica que “o sinal de maior amplitude, cerca de 40cm, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20cm medidos no Funchal) e no Continente”, nomeadamente na costa ao largo de Peniche, “onde foram medidos 39cm” de elevação marítima.

O IPMA indica ainda que está a acompanhar o desenvolvimento da situação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *