Política

Tribunal Constitucional chumba estatutos e obriga Chega a tirar poder a André Ventura

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou esta sexta-feira os Estatutos do Chega, que tinham sido aprovados em Novembro de 2021, o que irá obrigar o partido a voltar a reunir-se para debater e aprovar as novas regras internas que deverão mesmo retirar o poder a André Ventura.

Segundo a edição desta sexta-feira do jornal Expresso, o acórdão, que foi enviado hoje ao partido, condena a “significativa concentração de poderes” em André Ventura e inviabilizam a punição de militantes por “insubordinação”.

Segundo o TC, existe uma forte complexidade na organização interna do partido, o que acaba por comprometer a transparência do Chega. As “transformações operadas” nos estatutos levantam “várias preocupações”, diz o colectivo de juízes, apontando “uma significativa concentração de poderes na figura do presidente do partido”, André Ventura, que passaria “a designar um importante conjunto de órgãos internos” e “a deter um vastíssimo leque de competên­cias”.

Os estatutos preveem que, “em casos excepcionais de insubordinação”, a direcção nacional do Chega ou o seu presidente poderiam propor ao Conselho Nacional “a suspensão ou cessação imediata de funções de qualquer órgão nacio­nal ou algum dos seus membros”. Esta disposição representa “um sério obstáculo à democraticidade interna do partido, não podendo, por isso, admitir-se o registo dos estatutos, em face do seu teor”, defende o TC.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *