Saúde

Três em cada quatro portugueses não sabem qual o valor do seu colesterol nem os perigos que representa

Cerca de dois terços da população adulta portuguesa tem níveis elevados de colesterol sem saberem. Esta é uma patologia grave sobre a qual é fundamental fazer prevenção e aumentar a literacia, e cuja relevância do tema levou a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) a dedicar, este ano, a sua Campanha “Maio, Mês do Coração”.

No âmbito desta Campanha, a FPC levou a cabo, com a GFK Metris, a realização de um Estudo – “Os Portugueses e o Colesterol 2023” – cujos resultados dão a conhecer a percepção que a população tem sobre este importante fator de risco.

Segundo o estudo, 74% dos portugueses, isto é 3 em cada 4, assume que não sabe qual é o valor do seu colesterol, desconhecimento que é muito expressivo nas camadas mais jovens (18-24 anos e 25-44 anos), mas que diminui com a idade dos inquiridos (45-64 anos e 65 e mais).

Apenas 26% dos inquiridos sabe o seu valor e a relevância que o colesterol tem enquanto factor de risco. A grande maioria dos portugueses (89%) inquiridos afirma que o colesterol é uma gordura que circula no corpo e 64% afirma que um valor considerado “normal” é inferior a 190 mg/dL.

De entre as várias fracções do colesterol, o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Oliveira Carragtea, alerta que “é importante estarmos atentos aos valores das LDL (low density lipoprotein ou lipoproteínas de baixa densidade), vulgarmente conhecida como o ‘mau colesterol’, e por ser aquela que, ao depositar-se na parede das artérias, provoca a aterosclerose”, pelo que “quanto mais altas forem as LDL no sangue, maior é o risco de doença cardiovascular”.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de um terço do total das mortes e, em média, morrem cerca de 80 pessoas por dia devido a patologia cardiovascular. Cerca de oito em cada 10 óbitos de causa cardiovascular que ocorrem precocemente (antes dos 70 anos) podem ser evitados, quando controlados os níveis de colesterol LDL (colesterol mau), um dos principais fatores de risco destas doenças.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *