PaísSociedade

Tratamento nos EUA pode salvar a vida a criança açoriana que sofre de doença rara

Tiago Silva é uma criança de apenas quatro anos que depende de um tratamento nos Estados Unidos da América para curar uma cardiopatia rara da válvula tricúspide, com o nome de Anomalia de Ebstein. Esta condição, fez que o menino perdesse grande parte da sua infância a recorrer a tratamentos hospitalares que não mostraram a eficácia pretendida.

De acordo com o Notícias ao Minuto, o pai da criança, André Silva, natural dos Açores, referiu que quando esta doença ocorre, “a válvula tricúspide é mal formada e fica posicionada numa posição muito baixa, permitindo que o sangue escape para trás a partir do ventrículo para o átrio”.

“Essas anormalidades causam o aumento do átrio e a atrialização do ventrículo direito levando a insuficiência cardíaca congestiva, um back-up do fluxo sanguíneo que resulta em acumulo de líquidos nos pulmões, assim como a um fluxo insuficiente de sangue vermelho para o corpo, o chamado síndrome ‘blue baby'”, explica André Silva.

A anomalia pode causar um aumento desproporcional no coração, enchendo a cavidade do peito do bebé, ocupando as áreas dos pulmões que têm como consequência um crescimento deficiente, ficando mais pequenas do que o normal. Para os casos mais extremos, indica André, “acabam por não ser apenas um problema do coração, mas sim um problema de coração-pulmão”.

Quando Tiago nasceu, foi referido pelos médicos que a criança não ia sobreviver devido à doença. No entanto, o menino mostrou que nasceu para dar luta, continuando a travar uma batalha com a mesma, mesmo com falta de ar, lábios roxos e um batimento cardíaco irregular assim como os níveis de oxigénio baixos.

Mesmo com este problema, Tiago mostra-se uma criança “sensível e muito emocional”, que teve uma resposta que chegou dos Estados Unidos e que dá esperança à criança para continuar a lutar, embora seja dispendiosa.

“O médico brasileiro José Pedro da Silva dedicou grande parte da sua carreira a estudar a Anomalia de Ebstein e, depois de recolher informação de todo o mundo, criou uma técnica inovadora chamada ‘cone repair’, o que permite reconstruir a válvula tricuspide usando o tecido do coração do doente”, explica o pai, referindo que esta nova técnica pode fazer com que o filho não tenha de ser submetido a nova cirurgia, ao contrário do que acontecia até agora.

Para a realização da cirurgia no outro lado do Atlântico, serão necessários 162 mil euros apenas para a realização da operação, que inclui uma semana de internamento, exames, cirurgia e mais três ou quatro dias de recuperação. Se o tratamento não correr como é esperado, serão necessários mais 5 mil euros por dia de internamento.

De forma a conseguir este valor, a família de Tiago criou uma angariação de fundos e até ao momento já conseguiu obter o valor de 85 mil euros, faltando praticamente o dobro. Assim, quem quiser juntar-se à causa e ajudar a criança açoriana, pode fazê-lo através da página criada no Go Fund Me, ou através do MBWay ou Paypal.

A família de Tiago criou ainda uma conta no Facebook e outra no Instagram para que todos possam acompanhar o caso do menino através das redes sociais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *