Distrito de SetúbalDistritos

Transtejo compra 9 navios sem baterias funcionais e as embarcações ficam paradas

A Transtejo adquiriu nove navios, no entanto, as embarcações estão incompletas por falta de baterias funcionais. A empresa comprou as embarcações mas afirma que não tem as verbas necessárias para a compra do equipamento em falta, e por isso, os navios estão parados.

No acórdão desta terça-feira (14), o Tribunal de Contas afirma que é como “comprar um automóvel sem motor”, criticando a medida e culpabilizando a administração. 

“A Transtejo comprou um navio completo e nove navios incompletos, sem poderem funcionar, porque não estavam dotados de baterias necessárias para o efeito. O mesmo seria, com as devidas adaptações, comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais, reservando-se para um procedimento posterior à sua aquisição”, refere o acórdão. 

“Na verdade, não se pode sequer falar em navios sem as baterias, como não se pode falar, p. ex., em navios sem motor ou sem leme. Isto porque elas constituem uma parte integrante (ou seja, compõem) desses mesmos navios”, acrescenta.

De acordo com o Tribunal de Contas, a Transtejo justificou-se com o facto de “não ter à data da celebração do contrato verbas para esse efeito e diz ainda que essa aquisição nem sequer estaria no futuro assegurada, porque segundo a Transtejo à data do contrato nem sequer dispunha de verbas para o efeito”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *