Atualidade

Transtejo | Anúncio para compra de packs de baterias para navios eléctricos publicado em Diário da República

O Anúncio do Concurso Público Internacional para a aquisição de nove packs de baterias marítimas para 9 dos 10 novos navios elétricos em construção, foi publicado no dia 12 de Junho em Diário da República.

O concurso foi lançado pela Transtejo Soflusa, e tem como valor base 16 milhões de euros, autorizado pela Portaria n.º 258-A/2023, de 7 de junho, para assegurar o fornecimento, compatibilidade e garantia dos sistemas de armazenamento de energia a instalar nos 9 navios de propulsão elétrica que vão integrar a nova frota destinada a assegurar o serviço público de transporte fluvial de passageiros nas ligações de Cacilhas, Montijo e Seixal.

Logo que o procedimento esteja concluído, a Transtejo já poderá disponibiliza os nove packs de baterias marítimas à Astilleros Gondán, S.A., para a instalação em nove dos dez navios em construção.

As empresas interessadas têm 45 dias a contar da data da publicação do anúncio para apresentação das propostas.

O contrato celebrado, em fevereiro de 2020, com os estaleiros asturianos, prevê a construção de 10 navios elétricos e o fornecimento de 1 conjunto de baterias principais, já instalado no navio Leader “Cegonha-Branca”.

O Concurso Público Internacional agora lançado, enquadra-se no Plano de Renovação da Frota da Transtejo, S.A., o qual inclui a aquisição de 10 navios de propulsão elétrica, bem como o fornecimento, instalação e certificação dos postos de carregamento que garantam o abastecimento das novas embarcações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *