País

TRANSPORTES – Costa garante compra de dez navios em Janeiro

Durante o debate quinzenal, o último deste ano, que teve lugar na Assembleia da República, o primeiro ministro garantiu que o concurso para aquisição de 10 novos navios para reforçar a frota da Transtejo e Soflusa, empresas que garantem a travessia do Rio Tejo, deverá ser lançado em Janeiro.

António Costa respondia à interpelação da deputada do BE, Catarina Martins, sobre os incidentes desta manhã no cais fluvial no Seixal, e acrescentou ainda que “já foram investidos 18 milhões de euros para fazer a reparação integral de todos os navios, porque todos eles precisavam de maior ou menor dimensão”.

O mesmo tema foi levantado pela deputada de Os Verdes, Heloísa Apolónia, com António Costa a responder que o novo concurso irá permitir “que em 2020 a empresa receba quatro navios, três em 2021 e outros três em 2021”.

Interpelado sobre o que fariam os utentes até essa data, o primeiro ministro respondeu que «empurrou» o assunto para o facto de que “se estes navios tivessem sido encomendados na anterior legislatura, já poderiam estar ao serviço, mas não podemos ter já hoje os barcos porque há prazos de construção a cumprir.

Por outro lado, também não é possível alugar navios para colmatar as falhas, pelo que apenas podemos dotar de recursos humanos e meios materiais para reduzir as avarias.”

Em Abril, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou no Parlamento que iria ser lançado até ao final do Verão um concurso para a aquisição de 10 novos navios para reforço da frota da Transtejo, num investimento de 50 milhões de euros, dos quais 15 serão financiados com fundos comunitários.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *