AtualidadeCovid-19

Transporte de doentes COVID19 pelo INEM tem aumentado

Na segunda semana de novembro, a atividade do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) relacionada com a situação pandémica manteve a tendência crescente que se tem vindo a verificar nas últimas semanas.

Entre os dias 9 e 15 de novembro, o INEM e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica realizaram um total de 3.381 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, mais 349 transportes que na semana transata.

Em termos geográficos, a Delegação Regional do Norte (DRN) foi a região onde se realizou o maior número de transportes deste tipo, mais concretamente, 1.506 utentes com sintomatologia compatível com COVID-19, e os meios afetos à Delegação Regional do Sul (DRS) realizaram 1.101 transportes, sendo que a Delegação Regional do Centro (DRC) registou 658 e a DRS – Algarve, 116.

No que diz respeito a colheitas de amostras biológicas, também aqui se verificou um aumento da atividade face à primeira semana de novembro.

As equipas do INEM realizaram um total de 1.515 serviços, sendo que a equipa da DRS recolheu 1.253 amostras, a da DRN 117, a da DRC 49 e a DRS-Algarve uma.

Quanto ao impacto da COVID-19 no seio do INEM, a 15 de novembro o Instituto tinha registo de 10 trabalhadores diagnosticados com COVID-19, 24 em isolamento profilático e 17 em vigilância após contacto com casos positivos.

Desde março que o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM tem em funcionamento uma equipa que acompanha os profissionais do INEM afetados pela COVID-19, contando até 15 de novembro com 309 intervenções.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *